Fundado em 31 de março de 1959, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo possui uma longa história de luta em defesa dos trabalhadores.

A trajetória de décadas de crescimento, realizações e representatividade de uma categoria fundamental ao desenvolvimento da cidade por si só diz muito a respeito da nossa importância para o movimento sindical. A história do SIEMACO confunde-se muitas vezes com a de São Paulo ou do Brasil. A entidade passou pelos difíceis anos da ditadura militar e participou ativamente da luta pela conquista do Estado de Direito no país, principalmente pelas eleições diretas no início dos anos 80.

Tendo como bandeira histórica a política da participação social, com a inclusão de ações voltadas não só para os aspectos econômicos da relação capital x trabalho, como para garantir melhores condições de vida e o alcance a cidadania, o SIEMACO se engajou ao projeto Sindicato Cidadão idealizado pela FEMACO – Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Ambiental e Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo e desde então vem cumprindo seu papel de entidade comprometida com o bem estar social.

Muitos foram os ganhos da categoria nesta caminhada. Em ações históricas conseguimos uniformes de trabalho gratuitos, cestas básicas, alojamentos, tudo com muita briga. Mas uma das maiores conquistas foi a implantação do Plano de Participação nos Resultados. O primeiro acordo voltado as trabalhadores da Limpeza Urbana, foi criado em 1996. O segundo, em 2010, voltado para os trabalhadores em empresas prestadoras de  serviços de asseio e conservação. Tratam-se de benefícios que ficarão na memória coletiva dos nossos trabalhadores.

Com a atuação e o fortalecimento do sindicato em todos estes anos, conseguimos melhorar a vida de mais de 100 mil profissionais em todo o município. Ampliamos e melhoramos nosso atendimento interno e externo, criamos uma parceria com a Arquidiocese de São Paulo inaugurando o CEAT - Centro de Atendimento ao Trabalhador, que tem por objetivo dar total apoio ao trabalhador, oferecendo intermediação de mão de obra, qualificação profissional e encaminhamento para o seguro desemprego.

Nos resultados das negociações coletivas deste ano chegamos a ganhos históricos. Para os trabalhadores do seguimento de prestação de serviços de asseio e conservação, conseguimos garantir reajustes para 2 anos com a assinatura da Convenção Coletiva que assegura percentuais de 10% aplicados aos salários para o ano de 2010 e 15% para reajuste dos salários de 2011. Todos os trabalhadores por nós representados, sejam os da Limpeza Urbana, Áreas Verdes ou Grandes Geradores, receberam reajustes acima da inflação, ganhos reais considerados raros para a maior parte da classe trabalhadora.

Por tudo isso, temos motivos de sobra para acreditar que o nosso sindicato continuará a crescer, vencer batalhas de mão dadas com os trabalhadores e assim contribuiremos para o bem estar de todos. 

 

José Moacyr Pereira
Presidente