AÇÕES SINDICAIS

Saúde masculina é foco da Sipat na Ecourbis Leste

11/07/2017



Pelo menos trinta coletores, colaboradores da Ecourbis (Leste) locados na UTRSS – Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde participaram das atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), na manhã de terça-feira (11). As palestras sobre Câncer de Próstata e Doenças Sexualmente Transmissíveis prenderam a atenção dos homens.

Convidados especialmente pela equipe de segurança do trabalho, os diretores Andrea Ferreira e Wagner Antonelli participaram ativamente do evento, colaborando com a empresa. “O Siemaco realiza muito mais do que ações sindicais voltadas para as categorias representadas, mas ocupa um papel fundamental na difusão de informações e atividades votladas ao bem-estar da sociedade, através do sindicato-cidadão”, ressaltou Wagner.

Abrindo os trabalhos, o diretor atualizou as notícias, resumindo principalmente os riscos inerentes à reforma trabalhista (PLC 38/2-17), em votação no Senado Federal. Também explicou como o Siemaco atua, os serviços direcionados aos trabalhadores e listou os benefícios oferecidos e atividades desenvolvidas.

Perigos visíveis e invisíveis

A palestrante, Andrea, abordou temas que costumam estar cercado de tabús de forma simples e direta. Na primeira hora ministrou a palestra Rastrear o Câncer do Próstata é Gol e, na sequência DSTs - É preciso prevenir e conhecer. Também, abordou rapidamente do câncer de mama masculino.

Reforçou a importância do autoconhecimento para o diagnóstico do câncer de mama, os sintomas que podem indicar o câncer de próstata, a importância de os homens se submeteram ao exame de toque retal e também que um rosto bonito pode esconder as doenças sexualmente transmissíveis. Pediu ainda que os trabalhadores ajudassem as suas esposas na luta contra o câncer de mama.

Andrea ensinou como identificar sinais e ressaltou a importância da recorrer à ajuda médica em caso de suspeitas. Atentos a todos os detalhes, os coletores ouviram as informações e a principal recomendação da diretora, que é assistente social: vamos comemorar duplamente, o amor e a saúde! "Sexo com prazer é dá ainda mais praze com segurança", afirmou.

Acompanhados pelas equipes sindicais responsáveis pelo trabalho nas unidades da Ecourbis Leste (Elcio e Edson Charuto) e Sul (Carlos e Leandro), os diretores receberam o agradecimento formal da empresa, pela parceria usual e pontual.  A técnica de segurança do trabalho Kelly Gusukuma representou a empresa.