AÇÕES SINDICAIS

Faleceu Mário Lucas, sindicalista de história!

12/07/2017

 

Com pesar, informamos que faleceu na manhã de hoje (12) o nosso colega e inspirador na causa sindical e dos direitos dos aposentados, Mário Lucas. Ele sucumbiu a um AVC, pouco antes de completar 94 anos, o que aconteceria em 29 de julho. Partiu tranquilo, ciente do trabalho realizado, dignificando a história do mundo sindical.

O baiano de Itaberaba e paulistano de coração costumava dizer que precisava conhecer São Paulo e não voltou mais. Fundou e presidiu a Asseaaco (Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo). Guardava com orgulho a carteira número 46 de filiação ao sindicato que viu nascer: o Siemaco SP.

Até outubro de 2016 frequentou a subsede do Siemaco, em Santo Amaro, onde mantinha a sua sala de trabalho. Em janeiro do mesmo ano participou do encontro dos trabalhadores aposentados patrocinado pelo Siemaco Previdenciário, na sede do sindicato.

Testemunhou a criação das leis trabalhistas. “O povo da lavoura morria de fome virado para o chão, velhos e sem um tostão... Eu vi como era antes das leis trabalhistas e vivi os tempos da ditadura”, orgulhava-se de contar.

Enquanto pode trabalhou pelo brasileiro, como sindicalista e religioso. Só não quis entrar na política. “Eu sempre gostei e me envolvi na luta sindical e toda a vida eu tive a vocação de explorar a evolução da sociedade. Meu guia é Deus, e Ele não é brincadeira. Deus disse que temos de produzir frutos”.

Vá em paz,  jovem-velho sindicalista dos bons, e do Bem!