AÇÕES SINDICAIS

Falar sobre dependência química é importante para prevenir o consumo e preparar para a recuperação

04/08/2017

Alguns temas são tão importantes, que é preciso expor, insistir, repetir e discutir à exaustão, visando a conscientização. O consumo de álcool e drogas é um deles. O primeiro, porque está arraigado na cultura do brasileiro que beber é bom, o segundo porque as drogas são um problema de saúde pública que extapola o consumo individual.

Por isso, o Siemaco em parceria com a Ecourbis tem levado o palestrante José Carlos, do Instituto Mutare, para falar aos profissionais da Limpeza Urbana.  Na quinta-feira (3), ele se reuniu com os trabalhadores locados no Aterro São João, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

Acompanhado pelo diretor Wagner Antonelli, José Carlos desmistificou o conceito do consumo de álcool e drogas. Mostrou tratar-se de uma doença, que limita o usuário físico e emocionalmente. Wagner, por outro lado, orientou que os trabalhadores devem procurar auxílio do empregador e sindicato.

Como outra patologia, a dependência química pode ser tratada e curada. Além disso, os vícios implicam em perigo grave num ambiente de trabalho como um aterro, a coleta e demais atividades inerentes à limpeza urbana.