AÇÕES SINDICAIS

São Paulo se mobiliza para o outubro rosa

02/10/2017



Representando o Siemaco, a diretora Andrea Ferreira participou, na tarde de domingo, da abertura oficial da campanha Outubro Rosa, que aconteceu na Casa das Rosas, na capital paulista. O prefeito João Dória prestigiou as Organizações não Governamentais (ONGs) que militam na prevenção e tratamento do câncer de mama.

A Secretaria da Mulher do Siemaco realiza um trabalho intenso, em todos os meses do ano, para alertar para os riscos do câncer de mama. Andrea ministra palestras nos locais de trabalho, quando ensina o autoconhecimento e as principais formas de tratamento. Na solenidade, ela acompanhou a Ong Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama), que viabiliza, através de parceria firmada com o sindicato, a realização de mamografias gratuítas às trabalhadoras.

O Outubro Rosa integra o calendário oficial da Prefeitura de São Paulo. Durante o mês de outubro, o paço municipal e o Viaduto do Chá estarão iluminados de rosa, assim como os monumentos da cidade. O corredor verde da Rua 23 de maio estará repletos de rosa. Tradicionalmente, o portal do Siemaco, a sede e subsede também são "coloridos" de rosa.

Conscientização que salva

O prefeito João Doria convocou as mulheres a realizarem a mamografia e convidar as suas amigas e parentes a se submeterem ao exame preventivo. Ela afirmou que acredita no boca-a-boca para incentivar a saúde das mamas 

Ao lado do Sercretário Municipal da Saúde, Wilson Pollara, Doria garantiu que a rede municipal de saúde está a postos para atender a demanda de todas as mulheres da cidade. Informou ainda que uma das carretas do programa "DoutorSaúde"  se dedicará exclusivamente, de segunda a sexta-feira, para a realização de exames de mamaografia.

A médica e professora Albertina Duarte, que além da saúde das mulheres coordena a Casa do Adolescente, enfatizou à reportagem do Siemaco que os pais devem falar sobre câncer para os filhos a partir dos dez anos de idade. Segundo ela, a obesidade e o estresse são fatores de risco importantes para os diferentes tipos de câncer 

"Não precisa falar sobre doença, mas sobre saúde. Incluindo a importância da alimentação, prática esportiva. Ressaltou ainda a importância da vacinação contra o HPV. 

"É preciso falar sobre câncer de ama, que também vitima um homem a cada cem mulheres com diagnóstico confirmado de cãncer de mama", enfatizou Andrea. Ela caminhou pela Avenida Paulista distribuindo laços cor de rosa, que devem ser usados durante todo o mês de outubro.

 

 

  

 

 

 

 

 

  

Categorizado em: Mulher,