Artistas paulistanos se manifestam por direitos trabalhistas, no centro de São Paulo
Em solidariedade aos artistas profissionais de São Paulo, o Siemaco e a UGT (União Geral dos Trabalhadores) fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade, na sexta (15). Cerca de 150 pessoas saíram da Rua São João com destino ao Teatro Municipal, com parada na prefeitura municipal. O Sindicato dos Artistas e Técnicos de São Paulo (Sated) celebram a semana do artista, comemorada entre os dias 15 e 24 de agosto, pedindo o apoio da população.
A classe artística reivindica os direitos trabalhistas, inclusive dos atores mirins, que não têm direito à CLT, no município. Em todo o Brasil, embora a profissão seja regulamentada, apenas a minoria dos trabalhadores da categoria têm carteira assinada. O Sated/SP protocolou um documento na prefeitura e se reunirá com o prefeito Fernando Haddad, no próximo dia 19.
“Sem o público não existimos… Hoje, mais do que aplausos, precisamos de apoio”, conclamaram os artistas. O diretor do Siemaco, Roberto Bispo, e assessores participaram da manifestação. O sindicato apoia os trabalhadores da arte.