Siemaco leva informações sobre câncer para equipe de limpeza do CEU Formosa

 Siemaco leva informações sobre câncer para equipe de limpeza do CEU Formosa

Mais de 40 trabalhadores, entre auxiliares de limpeza, limpadores de vidros, piscineiros, além da chefia, fizeram uma pausa, na tarde de 19 de novembro, para assistir à palestra “Vamos Falar Sobre Câncer?”. Ministrada pelo acadêmico de medicina da Unicamp, Augusto do Amaral Gazeta, foi mais uma ação sindical continuando os trabalhos de promoção da saúde, decorrente do Outubro Rosa.

A atencão foi total e, durante uma hora, os principais cânceres femininos e manifestações mais recorrentes da doença entre homens e mulheres foram explicadas, detalhadamente.A objetividade e clareza do palestrante conquistou a audiência, formada pelos profissionais do Asseio e Conservação da empresa A.Tonanni, além de gestores do CEU. No final, foram muitas as perguntas, principalmente sobre a vacinação contra o HPV em meninas entre nove e 13 anos,disponível na rede pública.

A auxiliar de limpeza Jucelia Pereira, há vinte anos na limpeza, tinha bons motivos e um interesse particular para prestar atenção. Há seis meses ela identificou, a partir da mamografia, um pequeno nódulo no seio. “Quero saber mais a respeito para me cuidar melhor”, afirmou. Natalícia dos Santos gostou especialmente do fato de a palestra ser realizada no local de trabalho: “Não temos tempo, pois trabalhamos muito, mas queremos nos informar”, disse, contando que deixou de ser atendente de pizzaria há um ano e dois meses, quando conseguiu o emprego na limpeza.

“A ação do Siemaco é maravilhosa e merece aplauso, enfatizou a assistente técnica do CEU, Paula Maurício; enquanto a encarregada do turno da tarde, Adriana Furlaneto, a partir de uma experiência familiar, ponderou: “As pessoas não têm noção dos perigos do câncer. A iniciativa do sindicato e ótima!”.

Uma aula para desmistificar e vencer o câncer

Didaticamente, Augusto mostrou que o câncer pode ser vencido, desde que identificado precocemente. Advertindo que nenhuma mulher deveria morrer de câncer de colo de útero, conclamou os sete homens presentes a somarem esforços na luta contra a doença: “Todos vocês tem direito ao tratamento, mas precisam se informar para poder cobrar, questionar e até mesmo colaborar com os médicos.

“A palestra foi ótima, muito bem explicada e fácil de entender. Vou passar o que aprendi com a minha esposa, nora, familiares e vizinhos”, garantiu o piscineiro Carlos José Pinheiro. Justamente o que pediu a diretora Marcia Adão, responsavel pela Secretaria da Mulher: do Siemaco. “A nossa intenção é gerar informação que sejam partilhadas por vocês. Explicou, também, que o sindicato disponibilizará o exame papanicolau e palpação das mamas para todas as mulheres presentes. A equipe de assessores Jean, Junior e Vanderlei, que participaram da promoção da ação sindical, irão viabilizar os detalhes para o atendimentos às mulheres interessadas.

O paciente deve se tornar protagonista de seu processo de saúde”

Augusto Gazeta