Central de Cursos apresenta os formandos, que se apresentaram como artistas que são. Com vocês, a turma de 2014!

 Central de Cursos apresenta os formandos, que se apresentaram como artistas que são. Com vocês, a turma de 2014!

photo taken and property of GazetaViews

A cerimônia de Formatura da turma 2014 da Central de Curso do Siemaco foi quase um “Auto de Natal”. Especialmente para a ocasião, numa produção coletiva, os alunos de todos os núcleos prepararam um texto teatral inspirado no livro Perfil, editado numa parceria entre o Siemaco e o Dieese e que traça um panorama dos trabalhadores da Limpeza.

A emoção tomou conta de todos quando os trabalhadores se revezaram no palco do auditório do sindicato, na manhã de sábado (13). Como verdadeiros artistas, receberam aplausos generosos, num reconhecimento mais do que merecido.

“O tempo para estudar é o melhor combustível para que o sonho de cada um de vocês se realize”, enfatizou a coordenadora da Central de Cursos, Roberta Butolo. Tempo difícil de encontrar na correria do dia a dia, contudo a fórmula para o sucesso daqueles que se esforçaram na  busca por uma vida melhor:

Que o diga a encarregada de limpeza Ana Paula dos Santos, que aos 33 anos concluiu a oitava série graças à Central de Cursos. Dizendo que parou de estudar aos 15, quando migrou de Alagoas para São Paulo, ela confessou: “Muitas vezes eu faltei às aulas, de tão cansada que eu estava do trabalho”… Garante, contudo, que vai continuar o ensino médio.

Como ela, Edenice Maria da Silva, 53 anos e há 14 na limpeza, também quer melhorar de vida. Ela deixou de estudar para cuidar do filho, tentou voltar uma vez, desistiu, mas agora, além do ensino fundamental, pretende fazer o curso de portaria: “Eu quero evoluir e para isso preciso estudar”.

A professoras Kátia Soares Ferreira e Mary Ellen Signer Rocha afirmam que aprendem dia a dia com os alunos.  “É uma troca de experiências e o maior desafio é fazer parte da realidade deles”, afirmou Kátia, que leciona no CEU Jaçanã. “Quebramos paradigmas, juntos.”.

“A força desses alunos é a força de vontade”, afirmou Mary Ellen, que convive com os alunos na sala de aulas da empresa  Soma, Cidade Tiradentes. “Eu aprendo mais do que eles. Eles ensinam lições de vida.”.

Como bem escreveu Bento, no poema que escreveu e leu no dia de sua formatura: “Se soubessem o valor do nosso trabalho… Teríamos o nosso verdadeiro valor!”.