Instrumento de limpeza, a água é tema de palestra ministrada pelo Siemaco no Sindicato dos Comerciários de São Paulo
Em meio à crise no abastecimento de água que preocupa São Paulo, os trabalhadores do Asseio e Conservação convivem com um dilema: como manter a impecabilidade no desempenho de suas funções e ao mesmo tempo não desperdiçar água? Para debater a questão, a assessora sindical do Siemaco, Andrea Ferreira, participou do “Café com Tema: Água e Limpeza”, com a equipe da empresa Speed Gold, que trabalha no Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
A ação sindical aconteceu em parceria com o Técnico de Segurança do Trabalho Amilton Martins. Preocupado com o problema da água, foi ele quem convidou Andrea para falar às colegas, em nome do Siemaco. ”Temos de conscientizar o pessoal, agindo localmente, pois cada um de nós tem a sua responsabilidade para enfrentar o problema da crise de água”.
“Vocês não são culpados pela falta de água e sim o poder público, mas temos de fazer a nossa parte e usar a água com consciência.”, frisou Andrea. Durante palestra, realizada na quinta-feria (4), ela citou a importância da água para o planeta e o ser humano: “Não há vida sem água!”.
O alerta gerou um debate, quando 20 trabalhadores trocaram experiências, contando como estão fazendo para economizar água no trabalho e em casa. Atentos às informações de Andrea, que inclusive fez questão de frisar que é trabalhadora da limpeza, no final todos aproveitaram para tirar dúvidas sobre sindicalização, além de direitos e deveres trabalhistas.
Na limpeza há 17 anos, Lindalva Maria de Pádua elogiou a iniciativa: “Foi muito legal receber informações no meu local de trabalho!”. A encarregada Zilda Maria dos Santos, 22 anos na categoria, contou que o Sindicato dos Comerciários não têm cobrado economia de água, mas depois da palestra ela vai se reunir com a equipe para pensar estratégias para colaborar.
Para fechar com chave de ouro uma tarde de integração, a equipe sindical formada pela diretora Daniela Sousa e os assessores Flavio, Ivan e Maicon, que acompanharam Andrea, sortearam três presentes para as trabalhadoras. O Sindicato dos Comerciários de São Paulo ofereceu um lanche da tarde.