É dever de todos, empresa, funcionários e sindicato, prevenir os acidentes de trabalho!

 É dever de todos, empresa, funcionários e sindicato, prevenir os acidentes de trabalho!

16 de maio dia do gari, homenagem do SIEMACO para os trabalhadores em empresas de aceio e conservacao

É impossível evitar todos os acidentes, mas vital informar, conscientizar e trabalhar duro para que nada aconteça fora das regras de segurança. No final de dezembro, o companheiro da Limpeza Urbana, Jonais Silva dos Santos faleceu durante a coleta de resíduos. Se não podemos reverter o acidente de trabalho, podemos somar esforços para que tragédias como essa não aconteça.

Muito mais do que apurar os fatos para entender as causas do acidente de trabalho e garantir a assistência devida à família do trabalhador, o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Siemaco soma esforços para a prevenção. Infelizmente, é recorrente atropelamentos de coletores, que de formas mais ou menos graves vitimam trabalhadores.

A manobra dos caminhões, geralmente em locais de difícil acesso, é um risco estimado, tal o peso do veículo e condições de visibilidade. Sobretudo quando é necessário engatar a marcha à ré. Comumente, motoristas e coletores se auxiliam, uns sinalizando os outros, identificando espaços de manobra ou perigo iminente. Mas nem sempre isso é o bastante.

Existem procedimentos de segurança na coleta de lixo que têm de ser respeitados. Os colegas têm de redobrar a atenção, durante as manobras. Motoristas e coletores têm de se policiar. Os primeiros, recusando-se a manobrar o caminhão enquanto os coletores estiverem no estribo e os coletores devem se recusar a subir no estribo por solicitação do motorista no intuito de agilizar a coleta.

Se remediar nem sempre é possível, a prevenção, a cumplicidade, a parceria e o respeito ás regras garantem a segurança e integridade de todos. Ou seja, evitar acidentes também faz parte do trabalho.

Opinião do diretor:

É obrigação da empresa manter o treinamento em dia, com informações sobre os riscos existentes de cada função; promover o DDS (diálogo diário de segurança) atualizado; entregar o EPI no prazo correto entre outros procedimentos. Também é obrigação dos trabalhadores o respeito e o cumprimento das medidas de segurança implantadas. Apenas esse trabalho em equipe, se cumprido à risca por ambas as partes, trará maior segurança e menos notícias tristes como essa do companheiro da Ecourbis.

João Capana – Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho