Antes e depois do futebol, o time da limpeza entra em campo, no estádio do Morumbi

 Antes e depois do futebol, o time da limpeza entra em campo, no estádio do Morumbi

photo taken and property of GazetaViews

No dia 12 de janeiro uma nova seleção foi formada no São Paulo Futebol Clube: o time da limpeza. Oitenta e quatro funcionários foram escalados pela empresa Tejofran para cuidar do Asseio do Estádio do Morumbi.

A equipe da subsede do Siemaco, Andrea, Flávio e Leandro, foi visitar esse time tão especial, na sexta-feira, dia 20, e testemunhou que o time está alinhado. Apenas no primeiro contato, 20 profissionais fizeram questão de filiar-se ao sindicato.

A auxiliar de limpeza Renata Alves dos Anjos, 30 anos, foi a primeira a ser escalada. Contratada há dois meses e meio, ela nunca havia trabalhado na área da limpeza, porém já conhecia o Siemaco, pois visitou a colônia de férias no passado, acompanhando uma amiga que também trabalha no Asseio e Conservação. “É importante ser sindicalizada”, afirmou, ressaltando “trabalhar na limpeza é bom, mas há muita cobrança”.

No primeiro dia de trabalho pela Tejofran, Caroline Ribeiro de Araújo e Cinthia de Souza não perderam tempo e fizeram questão de se filiar. A primeira também estava estreando no segmento: “Eu penso no futuro e quero estudar na Central de Cursos e também pagar o meu curso de enfermagem”, disse. “Eu quero ter direito a tudo”, enfatizou Ester Marli do Nascimento ao renovar a carteirinha, contando que estava desempregada e assim que teve a oportunidade, voltou para a limpeza.

A chefia deu o exemplo. A supervisora Maria da Conceição Lima Silva, 50,  trabalha no asseio e conservação desde 1996. Contando que começou como ajudante e foi crescendo na carreira, sempre fez questão de integrar o Siemaco, enquanto a encarregada do turno da manhã Adriana Aparecida Silva Santos provou que nunca é tarde e assinou a ficha de filização após 25 anos de profissão.

 “O Siemaco sempre me deu todo o suporte necessário, endossou a encarregada do turno da tarde, Rita de Cássia Santos Soares. Há vinte anos na limpeza, ela sempre manteve a carteirinha atualizada em todas as empresas que trabalhou. “Na penúltima fiz a homologação no Siemaco, onde foram feitos os cálculos da rescisão. Recebi mais do que eu imaginava que teria direito”, contou.

O administrador do estádio do Morumbi, José Gonçalvez, explicou que a Tejofran ganhou o contrato para cuidar das dependências do Morumbi após uma licitação pública. “A limpeza é abençoada por Deus”, finalizou.