Siemaco investiga irregularidades no pagamento de horas extras em feriados
As equipes de limpeza de três instituições hospitalares, Graac, Hospital do Rim e Hipertensão e Hospital Santa Helena, queixaram-se de que não estão recebendo corretamente as horas extras referentes aos dias de feriados trabalhados. Uma comissão de trabalhadores, representantes da empresa e o coordenador sindical Valdir reuniu-se em 10 de março para esclarecer o impasse.
Ao todo, 130 prestadores de serviço que cumprem escala de 12 por 36 horas deveriam estar recebendo cem por cento de horas extras, o que não está acontecendo. Isso porquê os cálculos estão sendo feitos de maneira equivocada.
Valdir argumentou que a empresa está usando um padrão de cálculo errado, relativo aos dias de feriado. Ou seja, ao invés de usar o parâmetro de 192 horas, a Brasanitas está calculando 220 horas. Além disso, pagando 10 horas, ao invés de 12 horas, como prevê a Convenção Coletiva de Trabalho.
“Os representantes do Departamento de Recursos Humanos da empresa pediram um prazo de 20 dias para regularização das horas extras. Quando a questão das 12 horas, o Departamento Jurídico comprometeu-se a analisar e responder ao sindicato.”, finalizou Valdir.