Siemaco recebe autoridades e conselheiros do CRST (Conselho Regional de Saúde do Trabalhador)

 Siemaco recebe autoridades e conselheiros do CRST (Conselho Regional de Saúde do Trabalhador)

Muitos assuntos importantes pautaram a reunião dos conselheiros municipais da saúde do trabalhador do município de São Paulo, realizada no auditório do Siemaco, nesta quarta (22). A eleição que escolherá os novos representantes, a ser realizada em 22 de maio, e a participação dos sindicatos na linha de frente da política pela saúde laboral foram destaques. Vale lembrar, que o Siemaco tem conselheiros em todas as regiões do município de São Paulo.

Pelo menos 50 pessoas participaram da reunião, que foi iniciada com a palestra “Vigilância da Saúde do Trabalhador”, ministrada pela gerente da Covisa, Adriana Rodrigues Siqueira. Ela apresentou o conjunto de atividades a serem realizadas no biênio 2015-2016, especialmente visando à informação e intervenção, prevenção e controle dos riscos potenciais. “Cinco por cento das notificações de doenças e agravos estão relacionadas aos acidentes de trabalho”, destacou.

Dentre as metas e estratégias a serem realizadas estão à realização de quatro oficinas “Saúde e Segurança nas Centrais de Triagem de Resíduos Sólidos conveniadas com o município de São Paulo”, ainda este ano, e para o ano que vem está previsto um projeto de intervenção com trabalhadores do Asseio e Conservação, visando diminuir os riscos biológicos e acidentes de trabalho. O Siemaco será parceiro nessas ações.

O Coordenador de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Fernandes de Menezes, resumiu as principais diretrizes da Política Municipal de Saúde do Trabalhador, que consta no plano plurianual: Abordagem da rede de atenção e encaminhamento para os CRSTs, Manutenção e ampliação das ações de vigilância, Definição do papel dos CRSTs com Inserção dos CRST no sistema eletrônico rede e Articulação com o movimento sindical.“É urgente retomar o programa de saúde do trabalhador e tornar claro o papel dos CRSTs.

Para isso, queremos a parceria dos sindicatos”, destacou o médico. Finalizando, convidou para o lançamento da “Campanha de Notificação de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho” , na próxima segunda-feira (27), no Auditório da Secretaria Municipal da Saúde (Rua General Jardim, 36 – 4º. Andar). O evento é aberto para todos os interessados.