Empresa perde contrato por não arcar com direitos dos funcionários
A ação pontual do Siemaco reverteu parte do problema dos trabalhadores, porém não poupou a empresa Hamirisi da punição. Após uma reclamação de um funcionário, os assessores sindicais Claudio e Reginaldo foram até o setor, uma agência do Banco do Brasil localizada no número 2300 da Avenida Paulista, e constataram que cerca de vinte trabalhadores não haviam recebido salários e benefícios.
Foi realizada uma assembleia com os trabalhadores que, por estarem sem dinheiro para almoçar, foram dispensados, pelo sindicato. Apesar de a encarregada Zenaide e a supervisora Elaine terem minimizado o problema, verificou-se que ele era maior ainda, pois a empresa não depositou o FGTS dos funcionários.
No dia seguinte, em reunião com representantes da Hamirisi, que é sediada no sul do país, ficou acertado o depósito do pagamento dos salários do mês de julho para a quarta-feira, o que apenas se consolidou dois dias depois. Nesse ínterim, a empresa perdeu o contrato e o Grupo RS assumiu o setor, recontratando 13 auxiliares de limpeza.
O Siemaco está investigando detalhes e acompanhando a situação dos trabalhadores que foram transferidos de setor pela Hamirisi. Está empenhado, ainda, para garantir o pagamento de todos os direitos devidos.