Siemaco realiza mutirão para atender trabalhadores abandonados pela empresa DFF

 Siemaco realiza mutirão para atender trabalhadores abandonados pela empresa DFF

Cerca de 60 trabalhadores recorreram ao sindicato, na manhã de hoje (17), buscando reaver os seus direitos. Eles foram surpreendidos há dez dias (sete de agosto) ao serem informados que a empresa DFF havia perdido o contrato de prestação de serviços de jardinagem em linhas do Metrô. Sem receber o salário relativo ao mês de julho e benefícios, todos foram dispensados e temem pelo futuro.

Manoel Vítor de Oliveira e Alcides Freire trabalharam na DFF durante um ano e dez meses e dois anos, respectivamente.  “Viemos no sindicato buscar os nossos direitos porque aqui o atendimento é dez”, disse Alcides, que tem duas férias vencidas. Vítor complementou que eles estão sem rumo, pois a empresa não deu satisfações e como eles não sabiam a quem recorrer buscaram ajuda no Siemaco.

Enquanto aguardarm o supervisor Nelio, também demitido, que foi até a cidade de Santos -onde a empresa está locada- buscar o carimbo da DFF para que sindicato possa fazer a homologão, os trabalhadores buscavam orientação. Todos foram atendidos pelo Departamento Jurídico que está estudando os próximos passos.

“Vamos primeiro garantir os direitos cabíveis com a homologação (Fundo de Garantia e liberação do Seguro Desemprego) e depois decidir se será aberta uma ação coletiva ou individual para que sejam ressarcidos os demais direitos trabalhistas”, contou Luis Protázio, que atendeu pessoalmente os trabalhadores. Ressaltando que o Siemaco está tentando localizar os demais funcionários dispensados, lembrou que o contratante (Metro) apenas irá liberar os pagamentos dos salários mediante ordem judicial.