UniAmericas reúne juventude trabalhadora no Peru
Começou nessa terça (25), o 3º. Seminário de Juventude e Primeiro Emprego, que pretende analisar o presente e pensar que futuro a sociedade mundial deve vislumbrar e concretizar para os jovens no mercado de trabalho. Promovido pela UniAmericas Global Union, sob o patrocínio da FES (Fundación Friedrich Ebert), do Perú, o evento se prolongará até a próxima sexta-feira.
Na abertura dos trabalhos, na manhã de hoje, a secretária regional da UniAméricas, Adriana Roizenvaig, salientou que o trabalho temporário, geralmente a porta de entrada do trabalhador jovem no mercado de trabalho, é inaceitável. “O trabalho temporário é inimigo do movimento sindical”, ressaltou.
Deram as boas vindas a aproximadamente 50 jovens, vindos de todo o mundo, a Secretária Regional Briceida González, a diretora global Giedri Lelype (ambas da UniAméricas) e a diretora da FES, Astric Becker. Representando o Siemaco, a diretora Daniela Sousa fará uma apresentação no dia 27, quando abordará a questão do trabalho decente.
“No Brasil, o trabalho temporário tem regulamentação legal, mas em muitos países da América Latina ele é perpetuado pela falta de regulamentação e oportunidades, vitimando assim a juventude. Às vezes durante toda a vida”, explicou Daniela.