Palestra sobre eSocial reúne equipes das áreas administrativas de 37 empresas no Siemaco
Aproximando-se ainda mais dos trabalhadores das áreas administrativas da empresas do Asseio e Conservação e Limpeza Urbana, o Siemaco recebeu em seu auditório, na sexta-feira (13), cerca de 90 profissionais interessados em saber mais sobre o plataforma e-Social. Durante quatro horas, o advogado Fabio João Rodrigues detalhou o tema “eSocial – Versão 2.1, Pontos críticos, Auditoria de processos e Gestao de pessoas”.
Antecipando as mudanças legais que culminarão na obrigatoriedade do uso da ferramenta, a partir de setembro de 2016, o sindicato visou beneficiar os usuários, instrumentalizando e agregando valor às empresas e trabalhadores representados. A anfitriã, Silvana Souza, contou sobre o projeto do Siemaco, voltado para os funcionários dos departamentos administrativos, reserva muitas oportunidades de reciclagem profissional e convivência sindical.
“É importante quebrar paradigmas, pois o eSocial é uma ferramenta que facilitará a vida de todos”, salientou o palestrante. Para ele, os usuários terão de sair das suas zonas de conforto e poderão sentir um desconforto inicial ao aprender a trabalhar com o eSocial, mas garantiu que os benefícios serão sentidos por todos. Sobretudo para os trabalhadores, que poderão acessar o portal e terão domínio da vida profissional. “Com o eSocial o trabalhador poderá ter acesso ás suas informações na base de dados”, argumentou.
Por enquanto um desafio, a ferramenta será usada -e fomentada- por profissionais dos departamentos de Recursos Humanos, Departamento Social, Segurança e Medicina do Trabalho, Fiscal e Contábil, Financeiro e Controladoria, Jurídico, Liderança e Gestão, além de Tecnologia da Informação. “O acesso à ifnormação será o maior desafio dessas equipes, pois vai requerer o apoio das lideranças”, pontuou.
“O tema foi oportuno e a palestra esclarecedora”, disse Bruna Cristina da SIlva após o término da palestra. Acompanhada de mais três colegas da empresa Supply, ela espera novos convites do sindicato. Para as colegas da Inova, Sandra (Mooca) Melissa e Sara (Barra Funda) o encontro “superou as expectativas”. “O sindicato sabe das nossas necessidades”, disseram, garantindo que participarão dos nossos cursos, respeitando um esquema de revezamento.
Ana Lúcia Mendes e Suzana Hidalgo, da Sev Sul, também não pouparam elogios. “Foi ótimo para nós, do administrativo, que não temos tanto contato com o sindicato como o trabalhador externo… Acompanhados por Ricardo Tadeu Anderson, parceiro constante da Central de Vagas do sindicato, a equipe do Grupo Monteiro também fez questão de participar. Roberto, Andreia e André, respectivamente do RH, Financeiro e Operacional, elogiaram a palestra e ação sindical.
“Vou participar de todos”, garantiu o universitário do segundo semestre de Gestão Ambiental, João Batista Vieria de Andrade, 56, que trabalha como porteiro para a empresa Basse. Sindicalizado desde 2000, ele contou que acessa o site do Siemaco diariamente, quando soubre do curso e não perdeu a oportunidade de aprender mais.
Finalizando, Roberta Butollo, da Central de Cursos do Siemaco, que organizou o treinamento, resumiu que o tema oportuno atribuiu a atenção do público. “Foi um primeiro encontro que certamente levará a uma relação mais próxima entre o sindicato e os trabalhadores dos setores administrativos”.