Siemaco realiza 3o Mutirão de PcD (Pessoa com Deficiência) visando a inclusão profissional

 Siemaco realiza 3o Mutirão de PcD (Pessoa com Deficiência) visando a inclusão profissional

As empresas Canadá, Full Gestão e Socicam levaram os seus departamentos de Recursos Humanos para o sindicato e pelo menos 20 trabalhadores com deficiência participaram do mutirão de contratação realizado nessa segunda (9). A parceria entre o Siemaco e as empresas do segmento do Asseio e Conservação não visa apenas preencher cotas, mas dar oportunidades para profissionais tão especiais.

Felipe  da Silva, 29 anos, está desempregado desde maio, pois a empresa onde trabalhava perdeu o posto de trabalho. Vítima de paralisia cerebral, ele tem um pequeno comprometimento no lado direito do corpo, o que nunca o impediu de integrar o mercado de trabalho. Pai de três filhos, ele é taxativo: não posso abaixar a minha cabeça. Valeu à pena, pois ele impressionou as entrevistadoras e praticamente saiu do sindicato com o emprego de porteiro.

Também com 29 anos, Antonio Carpine Martins Júnior é técnico de logística, mas atuava com fiscal até três meses atrás. Ele contou que tem uma discreta debilidade mental, mas também saiu-se bem nas entrevistas e só faltava confirmar alguns documento para conquistar a tão desejada vaga. O mesmo aconteceu com Aline Claudia da Silva Santos, de apenas 21 anos, que tem uma história como babá e atendente, mas ainda mantém a carteira de trabalho em branco. “A razão é a base da minha vida”, disse a candidata que mesmo com restrição de mobilidade poderá escolher entre a vaga de recepcionista e auxiliar de limpeza.

Dentre tantos candidatos, cada um com uma história de superação, um grupo muito especial participou da seleção. Os deficientes visuais José Leite Feitosa do Nascimento, 35 anos, Leia de Almeida Lemos, 32,  Fátima Ali Abou Nonh de Oliveira, 32 e Erick César de Oliveira, 29. Todos desempregados há menos de um mês e que se uniram a caminho do Siemaco, minimizando riscos pelas ruas da cidade. 

Priscila, Juliana e Gabriela, respectivamente das empresas Canadá, Full Gestão e Socicam, garantiram que a parceria com a Central de Vagas do  Siemaco é importante não apenas para contratação de PcDs, mas profissionais de todas as áreas. “Eu vou atrás dos candidatos. Firmo parcerias, divulgo vagas para ter o nosso quado sempre completo”, disse Priscila. Mesmo com apenas uma vaga em aberto, Juliana, da Full Gestão, disse que sempre aceitará o convite do Siemaco para entrevistar profissionais com deficiência, pois acredita na importância desse trabalho. Gabriela, por sua vez, ressaltou que a Canadá ainda não cumpriu a cota, em sua totalidade, pela dificuldade de encontrar profissionais na área da limpeza. “Todos na nossa empresa estão empenhados em identificar candidatos compatíveis”.

“A Central de Vagas do Siemaco lançou o desafio de realizar seleções mensais, especialmente para PcDs. Um trabalho que foi abraçado pelas empresas parceiras e tem garantido a inclusão de profissionais que se destacam pela competência,”, finalizou Lígia de Oliveira Cruz.