O emprego é só o começo, a capacitação garante novas oportunidades

 O emprego é só o começo, a capacitação garante novas oportunidades

Em tempos de crise econômica, onde postos de trabalho estão sendo fechados, garantir a empregabilidade é um compromisso do Siemaco. Por isso, o presidente Moacyr Pereira, mais do que abrir as portas do sindicato para trabalhadores e empresas, oferece capacitação, treinamento e reciclagem profissional.

O primeiro grupo de profissionais abandonados pela empresa Higilimp e oficialmente contratados pela empresa Soluções teve a oportunidade de trocar experiências e se confraternizar na tarde de sábado (20), no Siemaco. Numa ação da Central de Cursos, cerca de 50 profissionais, supervisores e encarregados que voltarão a prestar serviços na Linha Azul do Metrô participaram do Treinamento Conceitual para Encarregados e Líderes.

“O meu objetivo é melhorar a vida profissional de vocês”, esclareceu o professor Toni Ketendjian, da Start Gestão de Serviços. Consultor do Siemaco, ele lembrou a todos que apenas no decorrer do ano de 2015 seis empresas fecharam as portas e abandonaram os empregados. “Vocês têm sorte por terem sido recontratados”, lembrou.

De forma descontraída e muito bem humorada, Toni falou de coisas sérias de uma maneira leve, pontuou erros de forma construtiva e provocou reflexão entre profissionais experientes. Provou que todos sempre podem -e devem- mudar para melhor.

“Muitos dos problemas no trabalho acontecem porque os profissionais confundem o que é certo e errado. Advertindo que mesmo o sindicato, que é a casa do trabalhador, não consegue resolver as consequência de maus práticas no trabalho depois”, alertou: todos precisam tornar-se seres humanos melhores para serem profissionais e líderes melhores.

Ouvir, ensinar e exaltar são habilidades que os líderes devem treinar para comandar uma equipe. Além disso, encarregados e supervisores não podem levar ou criar problemas para o cliente.

“O bom encarregado é o braço forte do posto de serviço, sabe tudo, é competente e comprometido. Profissional que será lembrado se tudo der certo ou errado”, advertiu Toni, Finalizando, alertou que formar sucessores destacar e gerar boas oportunidades para um líder.

Atenção:

Regras devem ser cumpridas, mas apenas o funcionário bem treinado é capaz de entendê-las

Toni alertou para alguns hábitos que podem prejudicar o trabalhador, a empresa contratada e o contratante. Por exemplo: fofocas, pausas excessivas para fumar e utilização do celular no ambiente de trabalho. Além disso:

– Mais de 60% das enfermidades decorrem da falta de uso do EPI no ambiente de trabalho;

– Mais de 60% das ações trabalhistas são motivadas por maus tratos praticados por encarregados e supervisores contra seus subordinados.