Siemaco comparece à Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre o caso Higilimp

 Siemaco comparece à Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre o caso Higilimp

O presidente da Fenascon e vice-presidente do Siemaco, Roberto Santiago, aceitou o convite feito pelo deputado federal Carlos Gianazzi (PSOL-SP) e compareceu à Audiência Pública realizada nessa segunda (22). Pretendendo apurar, entender e valer os direitos trabalhistas, a intenção foi entender o caso Higilimp, empresa que abandonou milhares de trabalhadores do segmento da limpeza nos feriados de carnaval.

Acompanhado pelos diretores André Santos, João Capana e Nilson Ferreira, Roberto Santiago argumentou que o caso Higilimp é um dos inúmeros que, historicamente, o sindicato apura rotineiramente, porém ganhou repercussão porque tornou-se assunto na mídia. Comparou a proprietária da empresa, Dona Marlene, com bandidos pela falta de responsabilidade, compromisso e danos que causou aos seus ex-funcionários e familiares.

Contundente, Santiago, que foi deputado federal pelo PSD-SP e autor do Projeto de Lei 4300/2014, que pretende a regulamentação da terceirização, cobrou resultados práticos da audiência, com a penalização dos culpados. Carlos Gianazzi garantiu que isso irá acontecer. Ele convocou as comissões de Direitos Humanos e Trabalhistas da Assembleia Legislativa a acionarem o Ministério Público Federal, o Ministério do Trabalho e a Política Federal para investigar a Higilimp e apurar as contas da empresa.

Muitos trabalhadores acompanharam a Audiência Pública. A maioria agradeceu ao apoio do Siemaco pela forma acolhedora com que eles estão sendo atendidos. Há tempos o sindicato vinha denunciando práticas irregulares da Higilimp aos gestores dos contratos públicos, esteve ao lado dos trabalhadores durante o abandono e tem realizado mutirões de atendimento na sua sede. Também participaram da reunião o sindicato dos comerciários, metroviários e da UGT.