Siemaco Previdenciário celebra os aposentados
Convidados mais do que especiais, os trabalhadores atendidos pelo Siemaco Previdenciário se reuniram durante o Café da Manhã com Cultura, na sexta-feira (29), no sindicato. O evento foi uma homenagem aos profissionais que ajudaram a conquistar os direitos que toda a categoria tem, hoje em dia.
“A vida é um eterno aprendizado e o Siemaco se preocupa com o trabalhador a vida toda, afinal, não somos uma roupa velha que se joga fora quando nos aposentamos. Vocês são beneficiários que estão recebendo de volta a contribuição de uma vida”, enfatizou a diretora responsável pelo Siemaco Previdenciário, Karine Karen. Há dois anos, o sindicato é conveniado pelo INSS e oferece gratuitamente esse serviço.
A alegria e dinamismo dos trabalhadores – a maioria ainda na ativa como profissionais da limpeza – foi exemplificada na figura do presidente da Asseaaco (Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo), Mário Lucas, que aos 92 anos (nasceu em Itaberaba, BA, em 29 de julho de 1924) inspirou a todos.
“Eu me sinto muito alegre por estar aqui, hoje. Eu sei que todos lutaram a vida toda com dignidade e buscam respeito e amor. Sindicalista tem de ter firmeza e aproveito para mandar um abraço para o presidente do Siemaco, Moacyr Pereira, que é meu filho”, discursou. Como bom pastor que é, disse que iria fazer orações para todos.
Também aposentado, o diretor emérito do Siemaco, Iran Feliciano, foi taxativo: enquanto eu puder movimentar os meus braços e pernas e soltar a minha voz eu estarei junto a vocês. Atualmente, ele trabalha na linha de frente do sindicato, falando aos trabalhadores nas bases sobre os benefícios oferecidos pelo Siemaco Previdenciário.
Direito de trabalhador não acaba com a aposentadoria
Mais do que se confraternizar, eles mostraram-se especialmente interessados em conhecer os seus direitos e qualidade de vida ao questionarem as palestrantes: a advogada Claudia Patrícia Luna e a psicóloga Madalena Marques. Todas as dúvidas foram esclarecidas.
“O Siemaco tem esse olhar humano”, afirmou a advogada ao iniciar a palestra, agradecendo a oportunidade de falar a um público tão seleto. Alertou que o aposentado merece respeito, pois o benefício é um direito conquistado. “Vocês têm muito mais a me ensinar do que eu a vocês”, afirmou. Depois discorreu sobre a Previdência, conceitos e leis, direitos e deveres, esmiuçando o tema e aguçando a curiosidade da platéia.
“Vocês são todos nós amanhã”, brincou a psicóloga, antes de cutucar a platéia: a idade não é cronológica, mas está na nossa mente. “Estamos vivendo mais, e para viver melhor temos de cuidar da qualidade dos nossos pensamentos”.
Orientou que com o passar dos anos é preciso descartar problemas, culpas e medos do passado, fazendo uma “faxina mental”, e focar no hoje. Depois ensinou técnicas para preservação da saúde mental e controle da insônia, típica dos idosos. “O mundo continua, não se descuidem de vocês”, finalizou.
Homenageados mais do que especiais
As histórias de Matilde Borges, 61 anos, e Sebastiana Maria Aparecida Camilo Feliciano, 60, são parecidas. Ambas atuam na copa, mas têm uma longa experiência na limpeza. Sebastiana trabalha no Fórum João Mendes e contou que depois de 30 anos na limpeza foi promovida a copeira. Matilde, 17 anos trabalhando em empresas terceirizadas e uma vida na labuta, assumiu a copa do Ceu São Mateus há três anos há dois anos e meio
“Eu queria crescer, sempre busquei a melhor posição”, conta Sebastiana; enquanto Matilde recordou: fiz café uma vez, gostaram e não quiseram outro. Duas mulheres, profissionais aposentadas, mas que não pensam em parar de trabalhar.
Álvaro Rodrigues da Silva é porteiro desde 2005. Ele procurou o Siemaco Previdenciário aconselhado por um amigo: o sindicato vai dar a informação mais completa. “Fui muito bem atendido”, afirmou contando que aguarda ansioso a aposentadoria, que está em processo,
O Siemaco agradece a confiança de trabalhadores tão especiais que, ao lado do sindicato, trabalham a vida toda pela dignidade do profissional da limpeza!