25o. aniversário da Lei de Cotas é celebrado com festa inclusiva

 25o. aniversário da Lei de Cotas é celebrado com festa inclusiva

IMG_7372.jpg 25 anos da lei de cotas

Não há limites físicos, geográficos ou mesmo intelectuais quando uma ação é inclusiva. Exatamente o que aconteceu durante as festividades do 25o. Aniversário da Lei de Cotas, celebrado na sexta-feira (22), no Parque do Ibirapuera. Convidados mais do que especiais, os chamados PcDs (Pessoas com Deficiência) vieram de toda parte, sozinhos ou acompanhados, e brilharam no palco e plateia.

Valeu de tudo para que todos pudessem interagir, da audiodescrição à Língua Brasileira de Sinas (Libras). A “Carta de São Paulo em Defesa da Lei de Cotas”, por exemplo, foi impressa em Braile e lida por Viviani, que é cega.

“Hoje é um dia de celebração, pois graças à Lei de Cotas muitos avanços foram conquistados e muitas barreiras superadas”, discursou a Superintendente Regional do Trabalho, Vilma Dias. Elogiando o organizador do evento, José Carlos do Carmo (Kal), a quem chamou de “A grande estrela do Ministério do Trabalho na questão da Lei de Cotas, enfatizou que a contratação dos PcDs garante “a igualdade efetivada”.

A Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e  Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, chamou os PcDs de “gente lutadora” e salientou a importância do trabalho e do emprego para garantir a real inclusão na sociedade. Listou, ainda, os avanços da pasta, como a admissão nos concursos públicos (cotas PcDs) e os CATs Centro de Apoio ao Trabalhador.

Provando que não há limites

A parte festiva do 25º aniversário da Lei de Cotas provou que os limites são discriminatórios, gerados pelo preconceito. Revezaram-se no palco e platéia, artistas mais do que especiais. O Coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa Com Deficiência da SRTE/SP, o auditor fiscal do trabalho, José Carlos do Carmo, resumiu a definição do slogan da Lei de Cotas e agradeceu o apoio e participação. “Trabalho: Direito de Todos. Valorizar as diferenças é promover oportunidades.

Siemaco e Seac juntos pela inclusão através da emprebabilidade

Dentre os patrocinadores do evento, o Siemaco esteve representado pela diretora Silvana Souza, e o Seac pelo consultor Pierantonio Sedo. Juntos, os sindicatos dos trabalhadores e patronal estão viabilizando ações inclusivas para garantir a empregabilidade do Profissional com Deficiência no segmento do Asseio e Conservação.

“Cumprir a Lei de Cotas ainda é um desafio no nosso setor”, afirmou Pierantonio, lembrando que a maior parte dos da categoria utilizam o próprio corpo para trabalhar. Outro desafio, argumentou, é romper os limites impostos pelos clientes. “Como terceirizados, prestamos serviço na casa dos outros”

Silvana Souza adiantou que em breve Siemaco e Seac irão lançar o Portal do PcD e trabalhadores reabilitados pelo INSS. O objetivo divulgar vagas de empregos e currículos, facilitando o acesso ao emprego e candidatos. Inclusive, viabilizando o cumprimento da Lei de Cotas, pelas empresas.