Autoconhecimento é o fundamental para uma carreira de sucesso

 Autoconhecimento é o fundamental para uma carreira de sucesso

Uma aula provocativa. Foi assim o treinamento oferecido pelo Siemaco em Gestão para a equipe da Brasanitas, na sexta-feira, dia primeiro de julho. Lição aprendida para começar um novo semestre, com novas atitudes e propósitos.

“Vocês estão na zona de conforto?, questionou o consultor do Siemaco, Valdir Ruiz. Com perguntas simples e diretas, ele levou os profissionais a refletirem as suas rotinas de trabalho e vida.

Para ele, é preciso analisar constantemente as aptidões, identificar oportunidades.. Saber definir o gostar e não gostar, potencializar o bom e minimizar os efeitos do ruim.

Planejar carreira também é saber refletir sobre as atitudes. “O que vocês estão fazendo hoje para serem diferentes amanhã? Estão sendo motivadores ou sabotadores? provocou.

Finalmente,  argumentou que para buscar a realização dos sonhos, metas e objetivos é preciso ter foco definido; ações realizadas; supervisão, resultados e evolução contínuas e construção de redes de relacionamento (networking).

“O treinamento foi tão bom para o meu lado profissional quanto pessoal”, afirmou Amanda Lopes, que atua na área de benefícios do Departamento de Recursos Humanos.  “Aprendi que eu sou responsável pela realização dos meus sonhos”, confidenciou.

Andrea Rezende, além de saber mais sobre Marketing Pessoal redescobriu o sindicato. Há três anos na Brasanitas ela pouco sabia sobre as ações sindicais, e gostou do que viu.

A diretora Silvana Souza, além de contar sobre o projeto Siemaco em Gestão, mostrou um pouco da rotina sindical através do vídeo institucional, apresentado pela primeira vez na Brasanitas. Também convidou todos a conhecerem o sindicato e participarem das oportunidades oferecidas através de cursos, palestras, atividades esportivas e debates sobre negociação coletiva.

Dicas preciosas:

– Listar o que você curte, gosta e faz por obrigação ou prazer;

– Dar pesos distintos para as competências, valorizando as qualidades;

– Otimizar o tempo gasto com tarefas obrigatórias, mas que gostamos menos;

– Eliminar rotinas desnecessárias;

– Negociar etapas de trabalho com o gestor;

– Investir no relacionamento interpessoal;

– Buscar o autoconhecimento constantemente.