Há 15 anos consecutivos, o Siemaco apoia a mobilização pela conscientização dos paulistanos pela preservação do meio-ambiente
Protagonista no debate sobre sustentabilidade na cidade de São Paulo, há 15 anos Gilberto Natalini (PV-SP) é o proponente da “Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas”, realizada nessa quinta (30), na capital paulista . Há quinze anos, convidado pelo vereador, o Siemaco luta essa causa, que cada dia mais ganha espaço e importância.
“A Conferência de Produção Mais Limpa” contribui para o desenvolvimento da saúde. Principalmente, discute questões relevantes que visam garantir um mundo melhor para sociedade. Não apenas a brasileira como a mundial”, discursou na abertura do evento o presidente do sindicato, Moacyr Pereira.
“Ter um meio ambiente mais sustentável depende de cada um de nós, transformando ações na rotina diária. Esse processo não se dá em um dia apenas, desenvolvemos várias ações em parques, nas ruas… Não podemos deixar que os ônibus continuem a jogar petróleo no nosso ar, isso não pode acontecer mais. Nossa vida tem que ser mais sustentável. Buscar o bem-estar de todos através de uma natureza melhor, mais limpa e sustentável é a resposta política que damos nesse momento crítico que o pais enfrenta”, discursou Gilberto Natalini.
Ambos destacaram o relacionamento estreito entre sindicato e vereador, sobretudo a parceria de 15 anos na defesa do meio-ambiente. “Desde o primeiro dia o Moacyr e o sindicato são parceiros. Agradeço muito a você, Moacyr”, enfatizou Natalini.
Em todos os bairros da cidade
Enfocando a temática “Bairro a Bairro: São Paulo Mais Verde. Mudanças Climáticas- Desdobramentos da COP 21”, a mesa de abertura contou com autoridades e expoentes na luta pela sustentabilidade. Todos enfatizaram a urgência do debate e exaltaram a iniciativa.
Coube ao urbanista Cândido Malta abrir os trabalhos, ministrando a palestra-magna. Ele responde pela criação de políticas de desenvolvimento urbano em diversas cidades brasileiras. Durante todo o dia, especialistas discorreram sobre temáticas pertinentes.
Natalini explicou que a Conferência objetiva intermediar o diálogo com todos os atores da sociedade, buscando os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, além de propor “políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo”. É importante ressaltar que o evento é consequência de uma lei municipal, de autoria do vereador.
Paralelamente, as novidades sobre iniciativas sustentáveis foram mostradas em primeira mão na área de exposição. Pelo menos três mil pessoas participaram do evento e visitaram a feira, gratuitamente.
“É a aplicação prática de uma lei municipal através de um fórum de debates sobre ocupação do espaço urbano relacionado com o meio ambiente e sustentabilidade. Tudo que ocorre na cidade tem que, primeiramente, ser discutido com os cidadãos nos bairros, finalizou Gilberto Natalini.