Siemaco e Sindicato dos Comerciários investem na informação para combater o câncer de mama

 Siemaco e Sindicato dos Comerciários investem na informação para combater o câncer de mama

Uma plateia atenta formada por cerca de quarenta pessoas, a maioria funcionárias da empresa Exata, assitiu à palestra “Vamos Falar Sobre Câncer?”, ministrada pela diretora do Siemaco, Andrea Ferreira. O encontro aconteceu na terça-feira, dia dois de agosto, no Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

“Precisamos conhecer o nosso corpo, realizar o autoexame e sempre que identificarmos algo estranho ou diferente, buscar o diagnóstico médico”, alertou Andrea. Também convocou as trabalhadoras a orientarem seus companheiros, ressaltando que um homem a cada cem mulheres também são vitimados por cãncer de mama.

De maneira bem humorada,  Andrea contagiou as mulheres. Além de ensinar como realizar o autoexame, ela explicou os principais riscos e orientou como combater o câncer de mama. também instigou a autoestima: temos de nos amar, aconselhou.

À frente do Departamento de Assistência Social e Previdenciário/Secretaria da Diversidade, Cleonice Souza, enfatizou a importância da informação difundida pelo Siemaco e convocou Andrea a novas parcerias com o Sindicato dos Comerciários. “Elevar o conhecimento  é elevar a prevenção”, afirmou, enfatizando a importância de promover momentos de reflexão entre as trabalhadoras.

As diretoras Márcia Adão, Maria Silva e Silvana Souza prestigiaram a colega. Responsável pela Secretaria da Mulher do Siemaco, Marcia Adão como sempre lembrou que prevenir é mais barato e menos doloroso e que as mulheres têm de conhecer os seus direitos. Sobretudo, contar com o apoio dos seus sindicatos.

“A palestra foi ótima. Esclarecedora”, disse Sandra Regina Canuto. Há dez anos na categoria do Asseio e Conservação e há três auxiliar de limpeza da Exata, ela garantiu que faz mamografia regularmente. “Eu não sabia que homem podia ter câncer de mama”, admitiu, garantindo que vai explicar o que aprendeu para o filho, de 27 anos.