Conhecer o sindicato é reconhecer a casa do trabalhador
Oito dias após o promover o primeiro Dia de Integração do Trabalhador, mais uma vez o Siemaco abriu as suas portas, na tarde de sábado (27) para que os colaboradores da empresa Verzani e Sandrini pudessem conhecer mais de perto o seu sindicato. Os anfitriões, os diretores Elmo Nicácio (Lagoa) e Maria Silva receberam mais de 60 profissionais do Asseio e Conservação.
Locados em agências do Banco Itaú, os profissionais tiveram a oportunidade de se encontrarem fora do ambiente de trabalho e se confraternizarem com colegas de setores diferentes. Também, a oportunidade de ver seus colegas no palco e assistir uma peça teatral, criada por alunos da Central de Cursos do Siemaco, que aborda a realidade das categorias representadas pelo sindicato.
Tarde de descobertas
Convidado especialmente para o evento, o sindicalista Joey Simões, representando o maior sindicato norte-americano, o SEIU, contou sobre a realidade vivida pelos trabalhadores nos Estados Unidos. Segundo ele, a vida lá não é tão fácil como pensamos e a luta sindical, para garantir o direito laborais é muito parecida com a dos sindicalistas brasileiros.
Maria Silva falou sobre as ameaças do assédio moral no ambiente de trabalho: um perigo que ronda o profissional. Já o consultor da Central de Cursos, professor Sílvio, contou sobre as oportunidades de aprendizado e crescimento profissional oferecidas pelo sindicato.
Esmiuçando o trabalho realizado no Siemaco, o coordenador sindical, Fábio Toledo, explicou como funciona o sindicato, descreveu as ações sindicais e os benefícios oferecidos. “Muitos dos trabalhadores tiverem a oportunidade de visitar o sindicato pela primeira vez”, relatou Lagoa, garantindo que todos gostaram do que viram.
Projeto pretende aproximar o trabalhador da vida sindical
Lagoa e Fábio, que estão a frente do projeto de integração afirmaram que a ideia é trazer trabalhadores que não têm a oportunidade de visitar o sindicato, em dias úteis. Principalmente os profissionais do Asseio e Conservação, que trabalham espelhados pela capital paulista e poucas chances têm de se encontrar.
Joey Simões aprovou a novidade. Para ele, quanto mais o trabalhador participar da vida sindical, melhor. As equipes de assessores sindicais (exernos e internos) fizeram um mutirão para atender ás dúvidas e demandas dos trabalhadores.
Como o dia era de festa, muitos ganharam presentes. Os brindes foram doados pela empresa Verzani e Sandrini e sorteados entre os presentes. Alguns entre os convidados aproveitaram para se filiar, unindo-se à família Siemaco!