O desafio da administração ideal do tempo

 O desafio da administração ideal do tempo

Mesmo com o avanço tecnológico, que nos livrou das tarefas mais árduas, temos cada vez menos tempo disponível. E se não podemos conter os ponteiros do relógio, precisamos colocar o tempo a nosso favor…

Exatamente o desafio lançado pela psicóloga e consultora do Siemaco em Gestão, Madalena Marques, aos aproximadamente 60 funcionários do Grupo Solvi, na quinta-feira, dia 15. Durante quatro horas, ela orientou como lidar com as 24 horas do dia, sete dias da semana.

“O melhor tempo é o que estamos vivendo”, argumentou logo no início do curso Como Administrar Melhor o Tempo. Como sempre, a parte teórica foi alternada com dinâmicas que aproximaram as equipes, estimulando à troca de experiências.

Para administrar o próprio tempo é preciso compreendê-lo, planejar, iniciar mudanças e também administrar o tempo alheio, disse Madalena, que apresentou o Gerenciamento da Matriz do Tempo. Resumidamente: como separar as tarefas “urgentes”, priorizando-as, das “importantes”, que tem de ser feitas; mas que talvez possam ser delegadas.

Conhecendo a diferença entre eficiente e eficaz  

Um profissional eficiente é aquele que “faz certo a coisa” e o eficaz “faz a coisa certa”. “Não confunda estar ocupado com ser produtivo”, instigou a especialista em gestão de pessoas.

“Você quer ser reconhecido como uma pessoa boa ou um profissional competente”? O segundo, explicou, sabe falar “não” quando é preciso. Mesmo para a chefia.

Justificou que para não ficar sobrecarregado de tarefas, o profissional precisa analisar se a rotina cabe ou não mais um serviço. A dica preciosa: ouça e pense antes de dizer sim. Aquele que pede – ou cede – também deve se colocar no lugar do colega.

Um vício que deve ser banido da rotina é o da postergação. Para isso, é preciso estabelecer prioridades, inclusive tornando essa discussão rotina entre colegas e chefia.

“Quando eu não sei aonde quero chegar qualquer lugar serve”, refletiu Madalena, mostrando a importância do planejamento. Finalmente, disse ser preciso buscar a realização dos sonhos com atitudes que levem à realização das tarefas e consequente reconhecimento do trabalho executado.

Alertando que administrar o tempo alheio é tão importante quanto o próprio tempo, ressaltou que a maioria dos profissionais trabalha em equipe e que, muitas vezes, o trabalho de um só começa quando o de outro acaba. Ensinou que é preciso aprender a delegar: o verdadeiro líder é aquele que inspira a sua equipe, finalizou.

Siemaco em Gestão mostra onde está sendo gasto o dinheiro do trabalhador

A diretora do Siemaco, Silvana Souza, detalhou aos colaboradores do Grupo Solvi o trabalho realizado pelo Siemaco e, principalmente, como são utilizado os recursos da contribuição assistencial. Ela mostrou gráficos e fez comparativos com os valores pagos pelos trabalhadores e investidos em cursos e treinamentos.

“Os cursos são um retorno do investimento pago por vocês, complementado com o investimento do sindicato”, afirmou ressaltando que a grade disponibilizada é baseada na escolha dos trabalhadores. “Temos novas opções de cursos, teóricos ou práticos, voltados para o aprimoramento profissional dos trabalhadores, da base aos escritórios”, garantiu.

A psicóloga Francisca Elineida, que integra a equipe do Departamento Pessoal da Essencis, participou pela primeira vez de um curso ministrado pelo Siemaco, por solicitação da chefia. Ela aprovou: foi produtivo. “Um tema importante para a vida profissional”, disse esperando novas oportunidades de treinamento.

Foi a segunda participação de Rodrigo, gestor de resíduos da GRI. “São cursos muito dinâmicos e úteis, que agregam muito ao meu dia-a-dia”, analisou.  

Dicas para administrar melhor o tempo

– sonhe os seus projetos;

– identifique-os por escrito: um bom começo para a materialização;

– estabeleça metas e prazos;

Para refletir

Aos 75 anos, um indivíduo produtivo: terá dormido 26 e gasto 11 anos na frente da televisão.