Siemaco corre e caminha abrindo o Outubro Rosa

 Siemaco corre e caminha abrindo o Outubro Rosa

Às vésperas da celebração do Outubro Rosa, mês referência da luta contra o Câncer de Mama, a equipe sindical literalmente vestiu rosa. A ideia foi associar o bem-estar, estimulando à prática esportiva, para alertar sobre a importância do autoconhecimento para garantir o diagnóstico precoce da doença.

Com uma equipe de aproximadamente 80 pessoas, a força do Siemaco destacou-se na pista de rua. A garoa e o frio da manhã de domingo (25) não desanimou o grupo, formado por sindicalistas e trabalhadoras. Todas acordaram cedo, pois a concentração aconteceu às seis horas e a largada foi dada às sete horas.

O evento “Se Toque Run – corrida e caminhada” foi democrático, onde foi respeitado o ritmo individual. Quem quis correr pode optar pelos percursos de cinco ou dez quilômetros, mas a maioria preferiu caminhar.

Numa ação da Secretaria da Mulher do Siemaco, a participação do sindicato no evento que reuniu milhares de paulistanos, no Campo de Marte (Zona Norte da capital), foi coordenada por Clotilde Monteiro. “A princípio a intenção era estimular a prática esportiva, somando às ações tradicionais realizadas pelo sindicato ao longo do mês de outubro”, contou. A iniciativa foi tão bem aceita que as mulheres do sindicato querem mais e já estão formando grupos para praticar corrida e caminhada de rua.

Além da equipe sindical, a “seleção” de esportistas do Siemaco contou com a participação de trabalhadoras, alunas da Central de Cursos e até mesmo as professoras da creche do sindicato. Democráticos, os percursos de rua são acessíveis a todos e cada participante que vestiu a camisa rosa é um multiplicador na difusão de informações sobre a Luta contra o Câncer de Mama: uma corrida que ninguém quer perder.