Igreja também é lugar de falar sobre câncer de mama

 Igreja também é lugar de falar sobre câncer de mama

GzT16378.JPG Siemaco, Palestra da Diretora Andreia, sobre cancer de mama, na paroquia São Luiz Gonzaga, no parque São Rafael

Multiplicadora de informações sobre câncer de mama, a diretora do Siemaco, Andrea Ferreira, recebeu um telefonema inusitado. Era o padre Maurício Ricardo Lourenço, líder religioso da Paróquia São Luís Gonzaga, que integra a Igreja Católica São Lourenço, pedindo para que ela palestrasse à comunidade. Ele havia ouvido falar sobre a ação sindical por uma trabalhadora que assistiu à palestra, num dos CEUs da cidade.

Na véspera do Dia dos Idosos, da semana do nascituro (recém-nascidos) e do Dia das Crianças, Andrea falou a dois grupos muito especiais: professores da educação infantil, apoio aos adolescentes e idosos. O encontro aconteceu no último dia de setembro.

Os trabalhos começaram com uma prece e um almoço coletivo, oferecido pela comunidade. “Que Deus abençoe a equipe do sindicato de Santo Amaro pelo trabalho, dedicação e nos proteja contra o câncer”, pediu Padre Maurício.

Informação como fonte de transformação

“Andrea é um anjo que caiu do céu”, brincou o padre ao apresentar a diretora. Ela respondeu: o câncer é danado, mas somos mais fortes do que ele.” Depois, complementou:não queremos achar os nódulos, mas se o câncer for identificado, vamos pegá-lo!

Sempre de maneira muito simples e direta, Andrea explicou a importância do diagnóstico precoce, ensinou como fazer o autoconhecimento e detalhou os passos da doença e tratamento. “Abaixo de Deus estão os médicos, essenciais para a confirmação diagnóstica e tratamento que leva a cura”, enfatizou lembrando que a emoção e a tristeza são fatores que contribuem para a evolução de todas as formas de câncer.

Complementando, o Padre Maurício foi taxativo: vamos abolir o “achismo”, olhar e conhecer os nossos corpos. Também enfatizou a importância da higiene, o combate ao preconceito e da solidariedade.

Andrea pediu aos formadores de opinião, mães e avós presentes para compartilhar as informações aprendidas durante a palestra com os familiares, amigos e vizinhos. Afinal, são pequenas atitudes que levam á cura da doença.

Depoimentos pessoais enriqueceram o encontro. A filha que lutou até o fim ao lado da mãe, que teve câncer de mama; a idosa que venceu o câncer de intestino e tantas outras! “Andrea é bonita e fala muito bem. Adorei a palestra! Precisa voltar mais aqui”, resumiu a opinião de todos os presentes, a anciã Maria Helena Ribeiro

O que seria de mim sem o sindicato

“Os meus filhos estudaram com o material escolar doado pelo sindicato”, fez questão de dizer Sonia Fernandes Ramalho, 74 anos, durante a palestra. Depois, contou: trabalhei na limpeza durante 30 anos e a vida inteira estive com o sindicato, como sócia. Ainda hoje participo dos encontros da Associação de Aposentados, que acontece na subsede Santo Amaro.

Mãe de cinco filhos, a dona de casa teve de ir para o mercado de trabalho quando o marido sucumbiu ao alcoolismo. “Eu cuidava de casa e das crianças durante o dia e ia trabalhar à noite.”

Dona Sonia trabalhou no Hospital das Clínicas e em muitos shopping-centers como funcionária das empresas Centro, Brasanitas e Vera Cruz. Sempre que precisou, ela recorreu aos benefícios oferecidos pelo sindicato. “Aprendi muita coisa que não sabia, hoje, e tenho muito o que agradecer ao Siemaco.”

Lixo é a salvação do mundo  

Na abertura dos trabalhos, os assessores externos Anderson e Ivan falaram sobre as ações sindicais  Andrea  enfatizou que todos estavam realizando alí um trabalho de sindicato-cidadão.

Padre Maurício pediu para que o sindicato fique mais próximo das comunidades, onde há carência de informações e serviços. Finalizando, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da limpeza:

“O lixo e a salvação do mundo. É um fonte de riqueza inesgotável e deveria ser cuidado como merece, pois tudo pode ser reaproveitado!”, completou.