Siemaco e Superintendência Regional do Trabalho levam debate sobre Assédio Moral para equipes da limpeza do Instituto Butantã
Desta vez, a palestra sobre Assédio Moral aconteceu no Instituto Butantã, por solicitação da Guima Conseco. A diretora do Siemaco, Maria Silva, e o Coordenador da Comissão de Igualdades de Oportunidades e Gênero, Raça , Etnia e Pessoa e de Pessoas com Deficiências e de Combate à Discriminação da Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, Jaudenir da Silva Costa, revezaram-se ao transmitir as informações
O convite partiu da enfermeira do trabalho, Kátia, que costuma reunir a equipe para conscientizar sobre temas importantes na rotina laboral. Foram dois dias de palestra, reunindo 120 funcionários dentre auxiliares de limpeza e encarregados.
“A maioria dos trabalhadores têm dúvidas sobre o que é ou não Assédio Moral. Muitos confundem a autoridade com abuso”, contou Maria. Sabiamente, ela orientou que um sinal de alerta é quando o trabalhador sente-se desconfortável com uma situação vivida, o que pode se agravar com o passar do tempo.
“É preciso se posicionar, deixando claro quando não se gosta de algo na rotina do trabalho”, aconselhou. Como sempre, Maria e Jaudenir responderam às dúvidas. Deixaram claro, ainda, que tanto o sindicato como a SRT estão atentos e prontos para atender casos de Assédio Moral, um crime passível de punição. Maria e Jaudenir contaram com o apoio da equipe de assessoria externa do Siemaco, formada por Caio, Sidney e Reginaldo.