Representantes da Loga reúnem-se no Siemaco para alinhar solicitações dos coletores

 Representantes da Loga reúnem-se no Siemaco para alinhar solicitações dos coletores

Eram muitas as reclamações, acumuladas ao longo do tempo, até que o diretor Elmo Nicácio (Lagoa) decidiu chamar a empresa para o diálogo. Menos de 15 dias após o ofício ser entregue, no dia 16 de fevereiro, os responsáveis pelas garagens Jaguaré e Vila Maria da Loga, Gustavo e Pedro Escudeiro, além do assessor de relações sindicais, Luis Dias, foram recebidos pela equipe sindical responsável pelo trabalho nas bases.

Sob o testemunho pelos coletores Aldo (Jaguaré) e Robson (Vila Maria), a reunião, que aconteceu na tarde de quinta-feira (2), foi efetiva. Não apenas foram resolvidas a maioria das reivindicações, como definido que sindicato, empresa e uma comissão de coletores irão se reunir periodicamente, revezando-se entre as garagens e o sindicato, para alinhamento de rotina.

Resumidamente, a Loga se comprometeu a adequar o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) às necessidades do trabalhador, sobretudo às luvas, dar mais atenção à manutenção dos caminhões e garantir equipes de apoio nos dias em que a demanda é maior, sobrecarregando as equipes. Também, checar as condições de trabalho dos coletores que entram nas lixeiras subterrâneas (com balão de oxigênio) e checar as reformas solicitadas para melhorar o ambiente físico de trabalho.

Por outro lado, o sindicato irá atuar em conjunto com a empresa, visando a conscientização sobre a necessidade do registro diário de pontos. Milhares de trabalhadores tiveram faltas registradas, devido ao esquecimento na marcação ou problemas na identificação do relógio de ponto biométrico. Ficou decidido que o controle manual será intensificado e faltas descontadas erroneamente serão ressarcidas

“Muitas entre os problemas denunciados para o sindicato são resolvidos através do diálogo com a empresa, no dia a dia, porém a reunião, na sede do Siemaco, oficializou a reivindicação do trabalhador e validou a ação sindical”, explicou Lagoa, contando ter sido a primeira vez que os responsáveis diretores pelos trabalhadores da Loga estiveram no Siemaco. “A presença deles no sindicato fez uma grande diferença no momento de negociação.

Para Lagoa, tão importante quanto beneficiar o trabalhador, a aproximação do Siemaco com a Loga minimizará problemas futuros, através do diálogo constante. “A presença dos líderes da Loga no sindicato fez uma grande diferença no momento da negociação. Eles tiveram uma visão do que realmente é como funciona o trabalho do sindicato e principalmente resolvemos o problema do trabalhador”, finalizou Lagoa.