Todos os tipos de assédio contra a mulher precisam ser denunciados

 Todos os tipos de assédio contra a mulher precisam ser denunciados

Visando informar, conscientizar e oferecer ferramentas para que as trabalhadoras da Limpeza Urbana possam se proteger e combater o Assédio, seja moral, sexual ou psicológico, a Secretaria da Mulher do Siemaco promoveu a palestra “Dia Internacional da Mulher e Conscientização da Lei Maria da Penha e Seus Direitos”. Mais de 150 profissionais participaram dos encontros, realizados nos locais de trabalho em dois dias seguidos:15 e 16 de março.

“Mesmo sendo chefes de família ao garantir o sustento e educação, as mulheres continuam sendo submissas. É preciso mudar essa atitude passiva”, convocou a diretora-geral do sindicato Márcia Adão às auxiliares de serviço diversos e varredoras locadas no Alojamento São Miguel Paulista/Ermelino Matarazzo e Cachoeira do Campo, empresa Soma.

Coube à advogada Vanusa de Freitas, parceira do sindicato, falar sobre os diferentes tipos de assédio, a proteção legal garantida pela Lei Maria da Penha, o apoio do Siemaco no combate ao assédio moral. Também sobre os direitos e como garantí-los.

“Após a palestra houve muita interação, com a participação das trabalhadoras. Inúmeras dúvidas foram respondidas, contou a assessora sindical Sandra, que atua na Cachoeira do Campo. Segundo ela, trabalham mulheres nesse setor e grande parte delas sofrem violência doméstica. Infelizmente, alguns agressores são ostensivos ao inibir e vigiar suas companheiras e os sinais quase sempre são justificados com desculpas, pelas próprias vítimas.

A assistente social da Soma, Lucélia, acompanhou as palestras ao lado da equipe.  Também estiveram presente os assessores sindicais.

Alojamento São Miguel Paulista / Ermelino Matarazzo: