Concluído ciclo de palestras sobre assédio que reuniu Siemaco e a empresa Soluções
Finalizando o ciclo de palestras sobre Assedio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho, a diretora Maria Silva falou aos colaboradores da empresa Soluções, em sua base na estação Luz do metrô paulistano, no dia oito de agosto. Foram quatro palestras seguidas, de manhã até o fim da noite, permitindo a participação dos trabalhadores de todos os turnos.
Neste terceiro módulo, mais de 70 profissionais entre encarregados, supervisores, técnicos de segurança do trabalho e apoio administrativo deram uma pausa no trabalho para falar com o sindicato. “Mais uma vez esmiuçamos os diferentes tipos de assédio e aproveitamos para discutir as consequências da reforma trabalhista”, contou Maria, que estava acompanhada pelo diretor Nilson Ferreira (Kbeça) e a equipe de assessores sindicais.
A presença do Siemaco foi solicitada pelos gerentes José Luis e Alberto (operacional), pois os trabalhadores estavam confundindo assédio com disciplina, não entendendo os limites entre autoridade, subordinação, direitos e deveres. O trabalho, ao mesmo tempo educativo e preventivo, começou em 2016 e mais de 400 pessoas participaram dos encontros.
“É preciso ter clareza ao liderar”, disse a diretora, destacando que as denúncias de assédio diminuíram e o relacionamento entre os colegas melhorou desde que as ações foram iniciadas. Como sempre, no término de cada palestra, alguns trabalhadores procuraram Maria para esclarecer dúvidas pontuais.