Noite de domingo no shopping com o Siemaco
Não há limites para o trabalho sindical. Eram dez horas da noite de domingo (30) e a diretora do Siemaco, Andrea Ferreira, estava a postos, ao lado dos assessores sindicais Carlos e Flávio. Logo após a jornada de trabalho e pouco antes de irem embora para casa, os auxiliares de limpeza que cuidam do Shopping Center Morumbi se reuniram para ouvir à palestra sobre câncer de mama.
Convidada pelo coordenador Rodrigo para falar aos colegas da Brasanitas, Andrea organizou o seu horário para atender à demanda dos trabalhadores após o fechamento do shopping. Pelo menos 40 profissionais fizeram questão de participar do encontro, que durou cerca de 40 minutos. Isso, porque eles precisavam pegar a condução para voltar para as suas casas e que no domingo têm horário reduzido.
Como sempre, a maioria desconhecia as informações sobre câncer de mama, fundamentais para o diagnóstico, tratamento e cura. Não sabiam a importância do autoexame e nenhum sabia que a doença também vitima os homens.
Andrea aproveitou para mostrar o vídeo institucional do sindicato e outro sobre a reforma trabalhista, quando os trabalhadores aproveitaram para perguntar sobre o trabalho realizado pelo Siemaco. Admirado, o supervisor Joselito, que não era sócio, fez questão de assinar a ficha de filiação. Em seguida, testemunhou que em tempos de mudanças nas leis ter o sindicato ao lado é uma necessidade.
“Quando nos filiamos aumentamos a representação do sindicato, por isso precisamos nos unir para nos fortalecer”, justificou. Como ele, 30 trabalhadores também decidiram se filiar. Andrea agradeceu à confiança e os assessores Carlos e Flávio ressaltaram que estão à disposição para atender as demandas e orientar sobre direitos e os benefícios oferecidos pelo Siemaco.