Siemaco recebe delegações de sindicalistas do México e Turquia
É no intercâmbio que a troca de experiências acontece e o sindialismo global se fortalece. Por isso, na quinta-feira (14), o presidente do Siemaco e da Fenascon, Moacyr Pereira, recebeu os colegas vindos do México e Turquia. Ele contou um pouco sobre o trabalho desenvolvido pelo Siemaco e também pela Conascon (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana e Áreas Verdes), que reune 85 sindicatos.
Resumindo como se faz sindicalismo no Brasil, Moacyr explicou como é formada a estrutura sindical a partir da legislação vigente e antecipou a projeção do que virá com a Reforma Trabalhista, que entrará em vigor em 11 de novembro. Também como funciona a terceirização.
Para contextualizar, o Siemaco aproveitou para divulgar a cultura local que não pode prescindir da música. A bateria e as passistas da Escola de Samba X-9 Paulistana fez os convidados dançarem, literalmente. Eles também saborearam a culinária brasileira, em churrasco oferecido pelo Siemaco.
O presidente do Memur-Sen (Confederação dos Servidores Públicos da Turquia), Essen Mehmet, viajou sozinho e reuniu-se com e a delegação do Sindicató Único de Trabalhadores de los Poderes, Municípios e Instituições Descentralizadas del Estado de México (Suteym) formada por dez sindicalistas. Eles vieram ao Brasil para participar de atividades realizadas pelo Instituto de Promoção Social (Ipros) em parceria com a Secretaria de Integração para as Américas, da UGT.