A história transformadora da arte

 A história transformadora da arte

Para instigar a curiosidade que apenas a arte proporciona, os alunos da Central de Cursos do Siemaco tiveram aulas muito especiais nos dias 10 e 11 de outubro. Eles visitaram os espaços culturais Pinacoteca do Estado de São Paulo e Caixa Cultural. Na programação, visitaram as exposições: Negros da Amazônia, Negros Indícios e Loucuras Anunciadas de Fernando de Goya; o Acervo da Pinacoteca; uma mostra de Di Cavalcanti e a exposição Subúrbio da Moderndade.

O objetivo das aulas nos museus foi provocar os alunos a partir da observação. Afinal, as obras de arte revelam momentos históricos através da criação artística de uma realidade social e histórica, além de expandir a mente para leituras subjetivas dos artistas..

A partir de uma visitação monitorada, o grupo pode acessar informações direcionadas e saber mais sobre o momento em que as obras foram criadas e os seus autores. Puderam assim fazer, por exemplo, um contraponto entre a Arte do Século XIX e a obra do artista brasileiro Di Cavalcanti, que estaria comemoraria 120 anos de nascimento.

Encantados com o que os museus proporcionam aos visitantes, os alunos do curso de educação continuada aprenderam mais uma lição: que o acesso à cultura de qualidade é um direito do cidadão. “A cultura transforma realidades, pois tem o poder de modificar o ser humano”, afirma a coordenadora da Central de Cursos, Roberta Butolo.

Os alunos foram acompanhados da equipe de professores,. Entre eles: Ariathini, Bruno, Murilo e Verlaine. 

Venha você também participar desse mundo transformador que apenas a educação formal e cultural proporciona. Matricule-se na Central de Cursos do Siemaco. As matrículas para o ano letivo de 2018 já estão abertas.

Importante:

Central de Cursos do Siemaco, numa parceria com o sindicato patronal, o Seac, também oferece cursos de inglês, espanhol, informática e capacitação profissional, na sede e subsede do sindicato.

Para aprender, basta querer!