Cidade Linda chega à Praça Marechal Deodoro onde está instalado o Monumento ao Trabalhador de Limpeza
O mutirão começou na manhã de sábado (21), quando as estátuas feitas em bronze e tamanho natural que simbolizam o varredor, auxiliar de limpeza, jardineiro e copeira foram alvo da 43ª. edição do Programa Cidade Linda. Representando o Siemaco, os diretores Joao Capana e Fábio Cruz acompanharam os trabalhos de perto.
O prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, e os secretários municipais Júlio Semeguine e Fábio Lepique, puseram a mão na massa, ou melhor, no sabão. Vestindo de uniformes de gari, símbolo da gestão do prefeito João Dória, eles posaram para fotos ao lado da equipe de assessores sindicais, profissionais da Limpeza Urbana e das estátuas que compõem o Monumento ao Trabalhador do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes, doado à cidade de São Paulo pelo Siemaco, em 2011. Além da lavagem, foram realizadas ações de jardinagem e limpeza.
João contou a história do Monumento ao Trabalhador, salientando que o Siemaco mantém a Praça Marechal Deocoro regularmente. Um local que tornou-se referência aos trabalhadores das categorias representadas pelo sindicato e também é roteiro obrigatório das visitas de sindicalistas de outros internacionais .
Segundo ele, valorizar o trabalhador da limpeza é promover a saúde da população. As estátuas, encomendadas pelo Siemaco ao escultor Murilo Sá Toledo, não apenas chamam à atenção para o trabalho desses profissionais indispensáveis, como embelezam o lugar. Para marcar o evento, as autoridades plantaram uma muda de Pau-Brasil.
Benfeitorias no entorno
Ao longo da semana, os 2.7 quilômetros da Avenida Angélica – continuação da Alameda Eduardo Prado, onde está situado o Siemaco – receberá serviços de zeladoria, iluminação, limpeza e tapa-buracos. Está previsto o trabalho de 300 trabalhadores, a maioria da empresa Inova, e implicará no apoio de 80 equipamentos.
Coleta de entulho, poda de árvore, higienização das paradas de ônibus, revisão das bocas de lobo, leão e bueiros, dos semáforos, postes e sinalização e troca e instalação de 90 papeleiras integrarão as ações do Programa Cidade Linda. No parque Buenos Aires, os monumentos históricos receberão atenção especial.