Diretora do Siemaco é eleita diretora do Inspir
Líderes sindicais, militantes do movimento pela valorização dos profissionais negros e afrodescendestes, reuniram-se na segunda-feira (11), em São Paulo, para discutir os “Impactos da Reforma Trabalhalhista para os Trabalhadores (as) Negros(as)”. Durante o encontro, foi apresentada a pesquisa sobre a inserção da População Negra no Mercado de Trabalho nas regiões metropolitanos, realizada pelo Dieese.
O período da tarde foi restrito aos trabalhos internos do Inspir (Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial). Foram realizadas as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária e eleita a nova Diretoria Executiva e os Conselhos do Instituto, que responderão pelas ações sindicais no biênio 2018 a 2020. Também, delineado o plano de ação para 2018 e o conteúdo do Esttudo Social da instituição.
A diretora do Siemaco, Andrea Ferreira, foi escolhida para o conselho fiscal da gestão da presidente eleita, Cleonice Caetano Souza, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Ana Cristina dos Santos Duarte, do Sintacluns RJ (Sindicato dos Trabalhadores de LImpeza Urbana de Niterói), integra a nova diretoria.
“Estou muito feliz por representar os trabalhadores em mais um foro”, disse Andrea. Ela confessou ter se surpreendido com a indicação, validada pelo trabalho que ela realiza para difusão de informações entre a base das categorias representadas pelo Siemaco SP. Lembrou que os trabalhadores da limpeza, em sua maioria, são negros ou afro descentes (filhos ou netos de negros).