Assédio Sexual no ambiente de trabalho é tema de conversa entre o sindicato e equipe de limpeza da Câmara Municipal

 Assédio Sexual no ambiente de trabalho é tema de conversa entre o sindicato e equipe de limpeza da Câmara Municipal

Após atender trabalhadores que denunciaram ter sofrido Assédio Sexual durante o exercício do trabalho da limpeza, em plena Câmara Municipal de São Paulo, o sindicato decidiu levar o tema do Assédio, tanto sexual quanto moral, para toda a equipe. Os colaboradores da empresa prestadora de serviços, Carrara, foram reunidos em seu local de trabalho para debater o problema, saber como identificá-lo, prevení-lo, denunciá-lo e se proteger.

Acompanhada pelo diretor Elmo Nicácio (Lagoa), a diretora do Siemaco, Maria Silva, mostrou que Assédio Sexual e Moral são crimes passíveis de punição legal. Sobretudo, que nenhuma relação entre colegas, seja chefia, do mesmo nível hierárquico ou clientes, permite situações que remetam ao constrangimento, e configurem a relação de assédio.

“Mostramos que o sindicato realiza um trabalho  de combate ao Assédio Sexual e Moral no ambiente de trabalho. Pessoalmente, demonstrei a minha indignação pessoal e tristeza por aqueles que passaram pelas situações vexatórias ou repressivas”, disse Maria, contando que todos ficaram cientes que o Siemaco está e estará no lado do trabalhador. “Vocês não estão sozinhos, o sindicato está com vocês para o que der e vier”, garantiu.

O vereador Gilberto Natalini ao saber que o sindicato estava na Câmara desceu do seu gabinete de trabalho e somou à ação sindical, expressando a sua indignação e prestando apoio aos profissionais da limpeza. A administração do órgão público tomou as medidas cabíveis contra a ação dos assediadores.

“O nosso trabalhador merece respeito e tem de ser respeitado. O Siemaco irá monitorar de perto as condições de trabalho neste setor”, garantiu Lagoa, que estava acompanhado pelos assessores sindicais Aparecido, Claudio, Fábio Camilo, Reginaldo e o coordenador Márcio, que visitam periodicamente os trabalhadores, levando informações e apurando as demandas. Graças à relação próxima entre o sindicato e os trabalhadores, o grave problema foi identificado e solucionado.