Promover a saúde do trabalhador também é ação sindical

 Promover a saúde do trabalhador também é ação sindical

Reunir as equipes durante o expediente de trabalho para realizar uma ação sindical não é tarefa fácil. O excelente relacionamento com a empresa Brasanitas, no entanto, viabilizou levar a palestra sobre câncer de mama para os profissionais que cuidam da limpeza do Hospital Nipo Brasileiro, no manhã de sexta-feira (20).

Os diretores Fábio Cruz e Andrea Ferreira, com o apoio da auxiliar administrativa Paula Borges, da enfermeira do trabalho Cirlene Campos, do assessor Marlon e o coordenador sindical Valdir, estiveram na base local da empresa multiplicando informações sobre saúde. Como sempre, inúmeras outras demandas do trabalhador foram somadas à ação sindical.

“O Siemaco se preocupa com a saúde de vocês, não apenas garantindo assistência de qualidade, em suas clínicas médicas, mas levando informações sobre prevenção e tratamento sobre doenças para os locais de trabalho”, enfatizou Fábio. “O sindicato quer vocês todos bem, amparados legalmente e com saúde para trabalhar.”

Andrea mais uma vez surpreendeu com o seu jeito simples de transformar os assuntos mais difíceis. Mostrou que o câncer de mama tem cura, principalmente se for diagnosticado em seu início, alertou que os pacientes com câncer tem direitos que precisam conhecer e mais uma vez surpreender ao explicar não tratar-se apenas de uma doença feminina, mas que também afeta os homens masculina. Como sempre, respondeu muitas perguntas e ajudou a minimizar o medo da patologia. “Quem procura acha, quem acha cura”, insistiu.

Representando a superior direta Amanda, que não pôde participar do encontro, Paula testemunhou que o relacionamento com os funcionários melhorou mais ainda com a ajuda do Siemaco. “Hoje todos sabem que sindicato, empresa e trabalhadores podem somar esforços e trabalhar numa parceria positiva”, resumiu. 

Contando que a Brasanitas responde pelo trabalho de 160 colaboradores, prestadores de serviço de limpeza no Hospital Nipo Brasileiro, salientou que há aproximadamente um ano a equipe sindical coordenada por Fábio Cruz, que conta com a ação direta de Valdir e Marlon, tem somado no ambiente de trabalho. “O sindicato agregou em qualidade ao relacionamento com os funcionários”, concluiu.

A enfermeira Cirlene foi contratada há pouco tempo pela Brasanitas, mas gostou do que viu. Como profissional da saúde ela sabe a importância que da difusão de informação e da prevenção.