Sindicalistas gaúchos se inspiram na experiência dos colegas de São Paulo em relação ao Trabalhador com Deficiência

 Sindicalistas gaúchos se inspiram na experiência dos colegas de São Paulo em relação ao Trabalhador com Deficiência

A diretora do Siemaco, Silvana Souza, acompanhada pela Secretária Nacional-Adjunta de Política Sociais da UGT, Cremilda Bastos Cravo, levaram a causa da inclusão do Trabalhador com Deficiência para os ugetistas gaúchos. No sábado (15), elas organizaram um café sensorial e depois uma sensibilização às escuras, permitindo aos colegas vivenciarem um pouco do universo da Pessoa com Deficiência.

“Após a experiência do café sensorial, 80% dentre os diretores sindicais participantes vieram nos procurar, testemunhando a importância da experiência vivida”, contou Silvana.  Principalmente, “nos motivaram a continuar o trabalho pela inclusão por todo o país, justificando que até então não tinham noção da importância da acessibilidade”.

A atividade aconteceu durante a VI Plenária Estadual da UGT-RS, que analisou a temática “Sindicalismo no Brasil : Perspectivas e Proposições”.  O debate sobre a Pessoa com Deficiência (PcD) somou às atividades políticas e sindicais que, durante dois dias, reuniu em Porto Alegre a liderança dos sindicatos filiados à UGT estadual.

É preciso aumentar a representação sindical

Durante a abertura da Plenária, o presidente da UGT-RS, Norton Jubelli, defendeu uma ação pela eleição de políticos vinculados á bancada sindical. “Temos de deixar a retórica e partir para a prática, Precisamos eleger representantes verdadeiramente identificados com as pautas trabalhistas”, discursou.

O presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah,  destacou a importância do movimento sindical para a geração de empregos. Exemplificando, ele mostrou o vídeo do mutirão realizado em parceria com o Sindicato dos Comerciários, que gerou filas quilométricas na região central de São Paulo. Pessoas em Situação de Desemprego que buscavam uma das quatro mil vagas oferecidas.

Silvana e Cremilda agradeceram especialmente ao presidente Norton pela oportunidade da difusão da causa PcD, ao tesoureiro da UGT Sérgio Neves pelo convite e à Presidente do Sindicato dos Comerciários local, Orildes Maria Lottice. Finalizou lembrando que mais do que ajudar no cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS, lembrou que garantir o acesso ao emprego formal é uma atitude cidadã.