Prefeitura inaugura novo Centro de Compostagem na zona Leste de SP, com apoio do Siemaco

 Prefeitura inaugura novo Centro de Compostagem na zona Leste de SP, com apoio do Siemaco

Na manhã desta quarta-feira (09), o Siemaco São Paulo prestigiou a inauguração do Centro de Compostagem de resíduos orgânicos na região de Ermelino Matarazzo, zona Leste da capital paulista. No local, estiveram presentes várias autoridades, inclusive o prefeituo Bruno Covas (PSDB),  além do diretor Nilson Ferreira, o Kbeça, representando o sindicato e a categoria dos trabalhadores da Limpeza Urbana.

A inauguração do centro visa dar uma destinação correta e sustentável para as sobras de feiras da região leste de São Paulo, em um projeto da empresa de varrição Consórcio Soma.

“Eu que acompanho o serviço de varrição da região leste achei muito importante essa iniciativa , que transforma em adubo o resíduo orgânico e assim transformando em vida o que antes a finalidade era lixo,  acumulados nos lixões de São Paulo. Prefeitura e Soma estão de parabéns e recebem o apoio do Siemaco São Palo nessa importante iniciativa”, disse o diretor Nilson. 

Como funciona o Centro de Comportagem?

O material recolhido pelas equipes da limpeza urbana é depositado em canteiros, que são cobertos por camadas de palha de grama, propiciando o surgimento de bactérias e fungos, que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos.

Na mistura, os resíduos de poda triturada garantem a circulação do ar e o êxito do processo em 120 dias. O adubo de qualidade, 100% natural, sem mistura de carnes e produtos químicos industrializados, é utilizado em ações de jardinagem nas praças, nos parques, hortas comunitárias e hortas de escolas, além de doados aos feirantes e à população nos próprios pátios.