Evento marca o Mês da Mulher no Siemaco SP com palestras para as trabalhadoras

 Evento marca o Mês da Mulher no Siemaco SP com palestras para as trabalhadoras

Na última quinta-feira (21), o Siemaco São Paulo recebeu trabalhadoras e várias regiões da capital para um evento, organizado pela Secretaria da Mulher do sindicato, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No local, foram realizadas palestras para discutir os direitos das mulheres e a luta pela igualdade de gênero.

A diretora Márcia Adão, secretária da Mulher do Siemaco SP, recebeu as trabalhadoras convidadas e ressaltou a importância da data. “A mulher sofre discriminação em todo lugar. No ambiente de trabalho, por exemplo, sofre assédio e ainda recebe menos que o homem para exercer a mesma função. Temos responsabilidade social e lutamos para reverter esse quadro, essa é uma das nossas obrigações, enquanto representante de categorias que tem, em sua maioria, mulheres trabalhando”, afirma.

“As reformas impostas pelo governo afetam muito mais a vida das trabalhadoras que dos trabalhadores. Essa é uma forma de ver como a desigualdade afeta as mulheres do nosso país. É contra este tipo de injustiça social que lutamos”, disse Moacyr Pereira, presidente do Siemaco SP, na abertura.

Os temas “A violência contra a mulher e os desdobramentos da Lei Maria da Penha”, apresentado pela doutora Claudia Luna, e “A transformação no mundo do trabalho e o impacto para as mulheres”, explicado pela sindicalista Helen SIlvestre, do Instituto de Altos Estudos da União Geral dos Trabalhadores (UGT), prenderam a atenção das presentes.

A trabalhadora Daniela Bomfim, de 40 anos, elogiou o evento e se mostrou surpresa com as novas informações abordadas. “Foi muito interessante, gostei de tudo o que ouvi nas palestras. O que mais me chamou a atenção foi sobre os tipos de assédio. Uma coisa rotineira, que a gente sofre sempre. E eu só sabia dos assédios moral e sexual, não tinha conhecimento das outras formas de assediar que foram enumeradas. Foi esclarecedor”, elogia.

O corpo diretivo do Siemaco São Paulo esteve no local e prestigiou as trabalhadoras, bem como tirou dúvida trabalhistas e mostrou o trabalho do sindicato em prol da categoria.