SIEMACO-SP comemora Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação e Áreas Verdes neste sábado

 SIEMACO-SP comemora Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação e Áreas Verdes neste sábado

Neste sábado, 16 de maio, o SIEMACO São Paulo comemora com toda a categoria – respeitando o distanciamento social para evitar o avanço da Covid-19 – o Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação e Áreas Verdes. Esses profissionais prestam um serviço essencial à sociedade, especialmente durante o enfrentamento de uma pandemia, num contexto em que a higienização é a única estratégia comprovadamente eficiente.

Paramentados com máscaras, luvas, óculos e demais EPIs, os trabalhadores da categoria não medem esforços na luta para manter a cidade limpa e organizada, tendo como armas água, sabão, produtos de limpeza, determinação e coragem. A classe é parte do time “salva vidas” em meio à pandemia.

O SIEMACO São Paulo enaltece e parabeniza todos os profissionais, que executam um trabalho indispensável, limpando vias públicas, calçadas, hospitais, clínicas, shoppings, órgão públicos, praças e parques, além de executarem a imprescindível coleta de lixo.

“Temos muito orgulho em representar categorias tão importantes para a sociedade. Sabemos da nossa responsabilidade, em defender os direitos de mais de cem mil trabalhadores e trabalhadoras, por isso damos o nosso melhor. Temos um sistema de trabalho premiado mundialmente que se reflete em conquistas históricas de reajustes e benefícios, além de uma estrutura completa em nossa sede e na subsede, que vai de recolocação no mercado de trabalho, passando pelo atendimento de saúde, apoio jurídico, cursos e várias outras ferramentas que visam a melhor qualidade de vida das categorias. Humanizar o atendimento, dialogar e, acima de tudo, ter a sensibilidade que os trabalhadores e trabalhadoras merecem. É para isso que o SIEMACO São Paulo existe e é focados nisso que trabalhamos sem parar”, diz Moacyr Pereira, presidente do SIEMACO-SP.


Por mais valorização à categoria

Vicente de Paulo Carneiro Gomes, 43 anos, casado e pai de dois filhos, exerce a profissão de coletor de lixo há quase 24 anos e atualmente trabalha na empresa Ecourbis, garagem leste. Para ele, os pontos positivos ao longo desse tempo de trabalho são as conquistas pessoais que obteve. Já sobre o que precisa ser melhorado, Gomes menciona a valorização da categoria como um todo.

“Prestamos um serviço essencial à sociedade e o poder público deveria dar mais valor ao nosso trabalho”, disse Gomes, que sonho em conhecer todas as capitais do País. “Tenho esperança de que a categoria seja reconhecida como merece. O nosso trabalho requer muita atenção, por conta dos riscos, principalmente nesse momento de pandemia que estamos vivendo”, ressalta ele.