SIEMACO-SP pesquisa e indica fontes confiáveis para ajudar trabalhadores e empresas a combater o novo coronavírus
O SIEMACO São Paulo, por meio dos profissionais do departamento de segurança do trabalho do sindicato, selecionou e apresenta abaixo algumas fontes de informações confiáveis, escolhidas a partir de critérios técnicos, direcionadas às empresas e trabalhadores das categorias que representa, com o objetivo de disponibilizar conteúdos referentes aos cuidados que devem ser tomados para se preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores nessa pandemia causada pelo novo coronavírus.
São documentos técnicos de instrução e normativas, voltados à segurança do trabalho, os quais podem servir de base, tanto para o uso correto quanto para a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), adotados como medidas de proteção à saúde da categoria.
Gabriel Amadeu, técnico de segurança do trabalho do SIEMACO-SP, lembra que cabe ao Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da empresa verificar qual é o EPI mais indicado para cada situação e local de trabalho. “Não estamos recomendando o uso da máscara A ou B, só estamos fornecendo material técnico, de fontes reguladoras confiáveis, para que as empresas avaliem o que é melhor para cada caso, seja no hospital, na indústria, na rodoviária, no metrô ou no shopping”, diz ele.
“Esse material também visa fornecer um subsidio técnico e até ajudar os trabalhadores e trabalhadoras que buscam alternativas para obter uma renda extra, fabricando máscaras, ou profissionais que possam oferecer treinamento a outras pessoas, além de indicar meios de se buscar informações confiáveis sobre o novo coronavírus e a covid-19”, complementa.
Os vídeos e cartilhas informam, desde a forma correta de se confeccionar uma máscara, até orientações sobre a maneira adequada de usá-las, tanto para profissionais quanto para não profissionais da área da saúde, pois os trabalhadores da limpeza atuam em todos os ambientes.
Os sintomas da covid-19, quando e onde procurar ajuda, além das medidas mais eficientes para se evitar a contaminação, também são abordados nos conteúdos, assim como meios de se checar a veracidade de notícias falsas sobre o tema, combatendo as fake News.
Clique nos links abaixo para obter informações completas:
Confecção de máscaras pelo SENAI
Confecção de máscaras pelo SENAC-RS
Orientação gerais do uso de máscaras pela Anvisa
Cartilha da 3M, fabricante de EPIs
Técnico da Fundacentro fala sobre o uso de máscara cirúrgica e N-95
Cartilha da Fundacentro sobre tratamento da covid-19
Cartilha do Ministério da Saúde sobre corona vírus
Nota técnica Anvisa recomendando máscaras com maior capacidade filtrante
Portal do Ministério da Saúde, com informações complementares