SIEMACO-SP celebra ‘Dia Internacional de Justiça para os Trabalhadores da Limpeza e Vigilância’
Dirigentes e assessores do SIEMACO São Paulo uniram-se aos trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro para lembrar o Justice Day – Dia Internacional de Justiça para os Trabalhadores da Limpeza e Vigilância, celebrado nesta quarta-feira, 15 de junho.
O Justice Day foi criado há 32 anos para relembrar, com profunda indignação, a maneira arbitrária e violenta com que os profissionais de zeladoria norte-americanos foram reprimidos ao se manifestarem para cobrar seus direitos, num ato público em Los Angeles (Califórnia), nos Estados Unidos. Conta a história que a marcha pacífica foi duramente reprimida pela polícia quando os trabalhadores e trabalhadoras deram os braços para atravessar uma rua e foram agredidos com golpes de cassetetes, deixando dezenas de feridos.
Para o movimento sindical global esse dramático acontecimento fortaleceu a determinação dos zeladores, angariando o apoio da opinião pública e estimulando “uma campanha que forçou as empresas multinacionais a reconhecerem o direito a um contrato sindical que proporcionasse aos trabalhadores um aumento vital, com seguro saúde e benefícios garantidos”.
A Uni Global Union, organização que representa as categorias da Limpeza e Segurança nos cinco continentes, a qual o SIEMACO-SP é filiado, ressalta que “à medida que entramos no terceiro ano da pandemia, agentes limpeza e segurança sabem que nossas economias só vão se recuperar se todos nos unirmos e lutarmos pelo que é certo: aumentos salariais justos que superam a inflação, locais de trabalho saudáveis e seguros, respeito no trabalho. PAra isso, foi criada a campanha #BounceBackTogether (“Voltamos juntos”, em tradução livre).
O presidente da CONASCON e diretor Tesoureiro do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, lembrou que a inadmissível violência no protesto em 1990, nos EUA, feriu inclusive mulheres grávidas. “As cenas são chocantes e jamais podem ser repetidas”, disse.
Para o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho, é um dia de luta por respeito e valorização dos trabalhadores da categoria. “A cada ano o Justice Day ganha mais adeptos. Essa é uma data que jamais pode ser esquecida e que trouxe direitos aos profissionais do mundo inteiro”, disse.
Em São Paulo, os trabalhadores do Asseio e Conservação e Limpeza Urbana exibiram cartazes de apoio à causa nos seus locais de trabalho.