SIEMACO-SP instala Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual
O SIEMACO São Paulo instalou nesta terça-feira (16), por intermédio da primeira reunião em sua sede, a Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual. O grupo é formado e departamentalizado pelas diretoras Marcia Adão (Assédio Sexual), Daniela Sousa (Saúde Mental) e Maria Silva (Assédio Moral). Elas serão auxiliadas por Francisco Júnior e Flávia Reis (Departamento Jurídico), pela advogada Glédis Lúcio e por Roberta Butolo (Central de Cursos).
O principal objetivo da comissão é direcionar as denúncias de assédio, tanto moral quanto sexual, sofridas pelas trabalhadoras e trabalhadores nos postos de trabalho, criando um “protocolo do assédio”, com informações básicas de atendimento e encaminhamento.
“É preciso fechar todas as possibilidades de combate. Contando com pessoas engajadas, como é o caso desse grupo, a gente consegue informar e acolher o trabalhador”, disse Maria Silva.
“Muitas vezes o assédio é tratado como algo normal e nós precisamos nos conscientizar de que não é!”, completou Flávia.
Segundo a diretora Daniela Sousa, as estatísticas de atendimento nas clínicas do SIEMACO-SP apontam que 90% dos casos relacionados à problemas de saúde mental são desencadeados em consequência do assédio (moral e sexual) no ambiente de trabalho”.
* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)