Limpa SP também elege novos membros da CIPA – gestão 2022-2023
A Limpa SP também realizou eleição da CIPA nesta quarta-feira (14). A equipe de Órgãos Públicos do SIEMACO São Paulo acompanhou o pleito, em que votaram 930 trabalhadores, dos quais oito foram eleitos titulares e seis suplentes, entre os 28 candidatos.
Estavam presentes neste processo eleitoral as diretoras Maria Silva e Andrea Ferreira; o coordenador Vanderson e os assessores Fabio Camilo, Fabio Andrade, Luciano e Raphael. A eleição aconteceu na garagem Parque Novo Mundo e nos alojamentos Casa Verde, Freguesia do Ó, Penha, Santana e Jaçanã.
Veja abaixo a lista dos cipeiros eleitos:
Titulares
1º Jaime Goncalves da silva, 152 votos
2º Aline da silva cola, 68 votos
3º José Nelson Dias de Souza, 61 votos
4º Tiago Silva Felix, 58 votos
5º Erasmo Carlos Bernardo dos Santos, 57 votos
6º Júlio Cesar da Silva Souza, 49 votos
7º Lucas Franco Ornelles, 39 votos
8º Marinalva de Almeida Ramos, 38 votos
Suplentes
9º Vanderlei Alonso Nabarro, 37 votos
10º Vicente de Paulo Macedo, 37 votos
11º Robson Fortunato da Silva, 36 votos
12º Marcio Greig da Silva, 35 votos
13º Denis Jorge dos Santos, 32 votos
14º Aguinaldo Soares, 31 votos
Entendendo a CIPA
A CIPA é uma comissão constituída por representantes indicados pelo empregador e por membros dos trabalhadores, eleitos de forma paritária, e tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
Os eleitos à CIPA têm mandato de um ano. Cabe ao presidente e ao vice-presidente da CIPA mediar conflitos, elaborar o calendário de reuniões ordinárias e constituir comissão eleitoral para regular o processo de eleição da CIPA subsequente. Cabe ao secretário da CIPA elaborar as atas das reuniões ordinárias da Comissão.
A documentação referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleições e de posse e o calendário anual das reuniões ordinárias, deve ficar nas dependências da empresa à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.
O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir ou até eliminar os riscos existentes. Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.
* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)