Equipe do Transporte se mobiliza para apurar denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho

 Equipe do Transporte se mobiliza para apurar denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho

Diretor, coordenador e assessoria do sindicato conversam com trabalhadoras(es) – Foto: Divulgação/SIEMACO-SP

O diretor da equipe do Transporte do SIEMACO São Paulo, Nilson Ferreira, e o coordenador André Silva receberam denúncias de que trabalhadoras e trabalhadores, funcionários da empresa Fusion, estavam se queixando da forma com que algumas lideranças (encarregada e supervisor), estavam tratando seus subalternos no ambiente de trabalho, no pátio Lapa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Os assessores Jânio, Reginaldo e Douglas foram designados para apurar as denúncias. Em função disso o sindicato também encaminhou ofício solicitando que um representante da empresa comparecesse na sede do SIEMACO-SP, na próxima quinta-feira, dia 20, para esclarecer a situação.

“Nos adiantamos, fomos ao local e falamos com o contratante, que de imediato aceitou a nossa visita para conversarmos. Explicamos para as trabalhadoras e os trabalhadores que não vamos aceitar, de maneira algum, esse tipo de postura com membros das categorias representadas por nós”, disse o diretor Nilson.

Na visita realizada no setor, no pátio Lapa da CPTM, 32 trabalhadores prestam serviço por meio da empresa Fusion.

“O contratante da CPTM se solidarizou e disse que repudia qualquer tipo de postura nesse sentido, em específico dos assédios que estão sendo apurados por parte das lideranças, e reiterou que apoia a ação sindical”, concluiu Nilson.

O tema “assédio” já vem sido tratado internamente desde o ano passado no SIEMACO-SP. Com o intuito de promover ações de prevenção, combate e denúncia de casos de assédio no ambiente de trabalho, o sindicato constituiu uma Comissão e está elaborando uma cartilha, voltada à toda categoria e também para treinamento das equipes de assessoria. O objetivo é oferecer subsídios para que ambos identifiquem o assédio, em todas características e formas.

Comissão

A Comissão de Combate ao Assédio do SIEMACO São Paulo é formada por membros da diretoria e vários setores do sindicato, agregando pluralismo e visões de diferentes profissionais dentro do processo de apuração e desenvolvimento do tema. Os membros são: Márcia Adão (diretora), Maria Silva (diretora), Daniela Sousa (diretora), Roberta Butolo (coordenadora da Central de Cursos), Gabriel Amadeu (coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho), Glédis Lucio (advogada do SIEMACO-SP), Francisco Júnior (coordenador Jurídico), Flávia Reis (assessora jurídica), Alexandre de Paulo (jornalista) e Fábio Busian (relações públicas).

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)