Equipe do Transporte se mobiliza para apurar denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho
O diretor da equipe do Transporte do SIEMACO São Paulo, Nilson Ferreira, e o coordenador André Silva receberam denúncias de que trabalhadoras e trabalhadores, funcionários da empresa Fusion, estavam se queixando da forma com que algumas lideranças (encarregada e supervisor), estavam tratando seus subalternos no ambiente de trabalho, no pátio Lapa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Os assessores Jânio, Reginaldo e Douglas foram designados para apurar as denúncias. Em função disso o sindicato também encaminhou ofício solicitando que um representante da empresa comparecesse na sede do SIEMACO-SP, na próxima quinta-feira, dia 20, para esclarecer a situação.
“Nos adiantamos, fomos ao local e falamos com o contratante, que de imediato aceitou a nossa visita para conversarmos. Explicamos para as trabalhadoras e os trabalhadores que não vamos aceitar, de maneira algum, esse tipo de postura com membros das categorias representadas por nós”, disse o diretor Nilson.
Na visita realizada no setor, no pátio Lapa da CPTM, 32 trabalhadores prestam serviço por meio da empresa Fusion.
“O contratante da CPTM se solidarizou e disse que repudia qualquer tipo de postura nesse sentido, em específico dos assédios que estão sendo apurados por parte das lideranças, e reiterou que apoia a ação sindical”, concluiu Nilson.
O tema “assédio” já vem sido tratado internamente desde o ano passado no SIEMACO-SP. Com o intuito de promover ações de prevenção, combate e denúncia de casos de assédio no ambiente de trabalho, o sindicato constituiu uma Comissão e está elaborando uma cartilha, voltada à toda categoria e também para treinamento das equipes de assessoria. O objetivo é oferecer subsídios para que ambos identifiquem o assédio, em todas características e formas.
Comissão
A Comissão de Combate ao Assédio do SIEMACO São Paulo é formada por membros da diretoria e vários setores do sindicato, agregando pluralismo e visões de diferentes profissionais dentro do processo de apuração e desenvolvimento do tema. Os membros são: Márcia Adão (diretora), Maria Silva (diretora), Daniela Sousa (diretora), Roberta Butolo (coordenadora da Central de Cursos), Gabriel Amadeu (coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho), Glédis Lucio (advogada do SIEMACO-SP), Francisco Júnior (coordenador Jurídico), Flávia Reis (assessora jurídica), Alexandre de Paulo (jornalista) e Fábio Busian (relações públicas).
* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)