SIEMACO-SP promove encontro entre sindicalistas, prefeitura e empresários para fomentar empregos e geração de renda
O SIEMACO São Paulo recebeu na manhã desta terça-feira (13) a visita do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Armando Júnior, e do secretário-executivo municipal de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, que foram recepcionados pelo presidente do sindicato, André Santos Filho, a secretária Geral, Márcia Adão, e demais diretores do sindicato. O encontro teve o objetivo de aproximar os setores público e privado para ampliar a inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.
Na plateia os sindicalistas e 20 empresários dos setores de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana conheceram diversos serviços gratuitos de empregabilidade da prefeitura voltados às empresas e aos trabalhadores, fomentados pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura; SP Negócios; Programa Tem Saída; Programa Mãos e Mentes Paulistanas e Agricultura e Segurança Alimentar.
Esses programas são voltados à intermediação de mão de obra, atendimento ao MEI — Microempreendedor Individual, acesso ao seguro desemprego, oficinas de orientação para o trabalho e qualificação profissional, dando oportunidade para quem mais precisa, por meio dos programas Reencontro e Programa Operação Trabalho (POT).
“É muito importante essa oportunidade de estarmos juntos hoje para contribuir para melhorar a cidade de São Paulo. Tomei conhecimento dos projetos da Prefeitura e vimos com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a importância de buscar esse apoio com novas vagas de emprego, que podem surgir entre nossos associados”, ressaltou André dos Santos, presidente do SIEMACO-SP.
Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, que em sua explanação no encontro destacou a atuação do Cate, a Prefeitura de São Paulo tem intensificado os esforços para implementar ações que promovam a reinserção de pessoas em situação de rua na sociedade. “A empregabilidade é uma delas e por isso o encontro com o SIEMACO-SP se torna uma oportunidade de ampliar a disponibilidade de vagas em nossa rede de posto do Cate”, disse
Na oportunidade, a equipe técnica do Cate esteve também presente para atender e tirar dúvidas dos representantes das empresas. O Cate, que possui 27 unidades na Capital e também atua com quatro Cates Móveis, disponibiliza estrutura gratuita para a realização de processos seletivos, com técnicos especializados em seleção de todos os portes.
O evento contou também com a participação do secretário-executivo municipal de Gestão de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, que explicou para o público o programa Reencontro. “Este programa foi um pedido do prefeito Ricardo Nunes a fim de promover ações efetivas para auxiliar as pessoas em situação de rua. O Reencontro atua em três frentes com a finalidade de estimular novos vínculos com abordagem social qualificada; auxílio com moradia, sejam por locações sociais ou na Vila Reencontro, espaço planejado de residência temporária para famílias, entre outros. Também o programa possui o eixo oportunidades atuando diretamente com a Smdet na oferta de qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho”, afirma.
Durante a apresentação, as empresas também puderam conhecer o POT – Programa Operação Trabalho, que possui atualmente cerca de 6 mil beneficiários. Os participantes atuam em frentes de trabalho em áreas como zeladoria, atividades administrativas, orientação em telecentros, entre outros, além de contar com qualificação profissional em preparação à volta ao mercado formal. Os beneficiários contam ainda com bolsa auxílio de R$ 923,95 e R$ 1.386,00, que varia conforme a carga horária de 20 horas ou 30 horas semanais, respectivamente.
Para oferecer vagas no Cate basta fazer contato pelo e-mail: solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br, ou pelo telefone 11- 3357-2400.
*Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP), com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) da Prefeitura de São Paulo